segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

"O Operário em construção"

GRUPO C:

1.ª Fase: DESCONHECIMENTO - O operário não se questionava;
FACTO - Ele trabalhava como escravo e não se questionava; mas como consequência disto, leva à sua liberdade.
2.ª Fase: DESCOBERTA/VALORIZAÇÃO - O operário apercebe-se da escravidão em que vive, a favor do patrão, e começa a dar valor ao seu trabalho;
FACTO - Ele toma consciência de que o operário faz a coisa e a coisa faz o operário, começa por se valorizar, pois tem consciência de que é um bom operário, e que o patrão sem ele não era nada. Começa por fazer comentários com os colegas, e estes por sua vez, começam a dar-lhe ouvidos e admirá-lo, e como consequência, apercebe-se que não pode dizer a tudo que sim, aprende a dizer o não ao patrão.
3-ª Fase: CONFRONTOS/AGRESSÕES - É nesta fase que se dá a traição dos colegas face ao patrão.
FACTO - Apesar dos colegas do operário concordarem com ele, vão contar ao patrão, que lhes diz para o convencerem a estar calado, e em consequência de todas as ameaças e agressões, o operário continua a dizer não.
4-ª Fase: CONCLUSÃO
FACTO - O operário apesar das ameaças, recusa-se a ser subjugado pelo patrão, não aceitando o que ele lhe dá em troca da sua ética e bons costumes, isto faz com que o operário se fortaleça ainda mais na continuação da sua luta, em respeito pelos que partiram e pelos que virão.

Sem comentários: