quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

"Corrida ao BCP"

Colegas:
Nas últimas semanas muito se tem falado acerca da instabilidade vivida no seio do BCP, que colocava em risco todo o sistema bancário, e com algumas irregularidades vindas a público recentemente, levaram o Banco de Portugal finalmente a intervir.
Segundo os meios de comunicação social, estas irregularidades foram cometidas pelos grandes accionistas do BCP, entre os quais, Joe Berardo, que adquiriu acções com empréstimo concedido pela CGD. Estes accionistas são os mesmos que apoiam Santos Ferreira à presidência do BCP, sendo que, o então responsável máximo pela banca pública, foi o que aprovou aqueles empréstimos.
Perante todos os comentários que tenho ouvido acerca deste assunto, permite-me chegar às seguintes conclusões: primeiro, se os accionistas compraram acções do BCP com empréstimos concedidos pela banca pública, provavelmente a instabilidade do BCP andou a ser financiada pela CGD, segundo, também é possível que a CGD, como accionista do BCP, vote, no seu antigo presidente, por ordem de alguém...

Sem comentários: