quinta-feira, 28 de agosto de 2008

"Com ou sem gravata?

A ONU apelou ao fim das gravatas em nome do ambiente. O Apelo vai no sentido de quem visitar as instalações das Nações Unidas não use gravata, de forma a permitir reduzir o uso do ar condicionado e aumentar a temperatura, o que permitirá poupar cerca de 66 mil euros mensais e reduzir a emissão de dióxido de carbono.
Não obstante de cada um andar vestido como quer, penso que é um apelo válido, na medida em que o uso da gravata não marca a diferença da pessoa em termos profissionais ou da personalidade, para mim as pessoas valem pelas suas virtudes e não da maneira como se vestem.
Em minha opinião e sem pretender generalizar, o apelo deveria ser feito também com o objectivo de acabar com o simbolo de diferença social, isto porque há pessoas que usam fato e gravata porque são obrigados pela entidade patronal, com o objectivo de marcar a diferença em relação ao estatuto social, pelo que até parece que quem anda vestido com uma camisa de manga curta, não anda vestido com dignidade!!!
Com gravata ou sem gravata, deixem esse assunto ao critério de cada um.

1 comentário:

Pedro Sá disse...

Apoiado.
Infelizmente institucionalizou-se a ideia de que para sermos profissionais competentes também o devemos parecer,que a imagem de seriedade das empresas depende da formalidade e formalismo dos procedimentos dos seus funcionários até ao pormenor dos trapos que trazem vestidos e a forma como os arranjam.