terça-feira, 30 de setembro de 2008

"100% de aprovações"

A ministra da educação afirmou há poucos dias de que Portugal começa a reunir todas as condições para alcançar a meta dos 100% de aprovações no final do ensino básico, visto que os nossos alunos não são menos inteligentes, os nossos professores não são menos preparados e as nossas escolas eram piores, mas estão a ficar melhores.
Relativamente a este assunto sou de opinião de que mais importante do que os 100% de aprovações no 9.º ano, é uma escolaridade sinónimo de exigência e de qualidade, ao invés de estarem preocupados com as estatísticas, com o intuito de comentarem na comunicação social que o desemprego diminuiu (à custa dos cursos profissionais "remunerados"), os quais dão equivalência aos 9.º e 12. º anos.
Penso que se todos os portugueses tiverem o 12.º ano, não é isso que contribui para uma vida melhor, em virtude de em Portugal não se criar emprego, nem se verificar crescimento económico.
Ainda sobre os 100% de aproveitamento, só se for num mundo utópico, porque num mundo real só através de cursos de formação profissional (remunerados), pelo que até gostaria de ver 95% dos alunos desses cursos, a frequentarem uma Escola Secundária, a fim de constatar acerca do índice de aproveitamento.
Nunca tive conhecimento que o governo tenha facultado este tipo de cursos "remunerados" a pessoas que trabalham, para serem leccionados no período pós-laboral, com equivalência ao 12.º ano, porque como só possuo o 11.º ano, também seria um candidato, só que estes casos não têm interesse para as estatísticas.
Em suma, o que tenho constatado é que diversas empresas necessitam de pessoal e não o conseguem porque essas pessoas preferem estar nestes cursos profissionais ao invés de aceitarem trabalhar numa empresa que lhe ofereça um trabalho de futuro, é que esses cursos dão menos trabalho...
E quando terminarem?

terça-feira, 23 de setembro de 2008

"Será que vale a pena protestar?

A DECO organiza no próximo sábado uma jornada nacional de protesto contra o preço dos combustíveis, apelando aos consumidores para não abastecerem os veículos durante todo o dia.
Não obstante de apoiar a iniciativa da DECO, penso que o português que não abastecer no sábado, terá de o fazer nos dias seguintes, pelo que as gasolineiras o que não facturarem no dia em causa, vão recuperar a diferença nos dias seguintes.
Eu por exemplo era para ter abastecido com 25,00€ há dois atrás, partindo do principio que fiz boicote de 2 dias, a gasolineira nada perdeu, em virtude de hoje ter de abastecer com 35,00€, portanto a gasolineira vai facturar mais 10,00 € em relação ao valor que tinha inicialmente previsto.
O que lamento é o facto da DECO só agora estar preocupada com esta situação, visto que os combustíveis até estão em queda.
Será que a DECO também é uma associação que faz parte da máquina do PODER?

terça-feira, 16 de setembro de 2008

"Economia em derrapagem"

Foi divulgado há pouco tempo de que o custo das obras do metro de Lisboa derraparam em 44 milhões.
Sobre o assunto em causa, penso que antes de se iniciar qualquer obra pública ou privada, são efectuados estudos e projectos para que uma determinada obra possa ser orçada e naturalmente assinado o contrato com a empresa, no qual consta o valor das obras a realizar, entre outras.
Sobre a derrapagem em obras públicas, há muito tempo que passou a ser notícia irrelevante, isto porque não me lembro de uma obra pública de que tal não tenha acontecido, em alguns casos, até têm dificuldade em apurar o valor correcto.
Se são feitos estudos técnicos, os quais são pagos a preço de ouro e se o dinheiro não é suficiente para a realização das obras, então tem de se responsabilizar os responsáveis por esses estudos e as empresas com a qual foi assinado o contrato, a fim de os obrigar a cumprir os orçamentos contratualizados.
Também já construi uma casa, e o contrato que assinei com a construtora foi cumprido por ambas as partes, porque se houvesse um derrapagem, o que me esperava era ficar sem a casa, em virtude de ser eu quem a tem de pagar, ao contrário das obras públicas, que são pagas pelo dinheiro dos contribuintes, e por isso é que a maiorias dos portugueses andam a derrapar, sem saberem quando é que se vão equilibrar...

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

"Com ou sem gravata?

A ONU apelou ao fim das gravatas em nome do ambiente. O Apelo vai no sentido de quem visitar as instalações das Nações Unidas não use gravata, de forma a permitir reduzir o uso do ar condicionado e aumentar a temperatura, o que permitirá poupar cerca de 66 mil euros mensais e reduzir a emissão de dióxido de carbono.
Não obstante de cada um andar vestido como quer, penso que é um apelo válido, na medida em que o uso da gravata não marca a diferença da pessoa em termos profissionais ou da personalidade, para mim as pessoas valem pelas suas virtudes e não da maneira como se vestem.
Em minha opinião e sem pretender generalizar, o apelo deveria ser feito também com o objectivo de acabar com o simbolo de diferença social, isto porque há pessoas que usam fato e gravata porque são obrigados pela entidade patronal, com o objectivo de marcar a diferença em relação ao estatuto social, pelo que até parece que quem anda vestido com uma camisa de manga curta, não anda vestido com dignidade!!!
Com gravata ou sem gravata, deixem esse assunto ao critério de cada um.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

"São todos inocentes"

Nas últimas semanas temos assistido na comunicação social a notícias sobre assaltos e mortes dos assaltantes provocados pelas forças policiais.
No caso do assalto ao BES, no qual foi ferido um assaltante e morto outro pelas forças policiais, os familiares do assaltante morto comentaram que as forças policiais não agiram da melhor forma, porém, se algum refém tivesse sido morto, quiça já estivesse bem.
No assalto que uns senhores resolveram fazer a um estaleiro, e que a GNR apanhou em flagrante, estes põem-se em fuga, tentaram atropelar um agente que se salvou por pouco, tudo isto com um menor dentro da carrinha, que infelizmente foi morto por um dos tiros, aquando da tentativa de imobilização do veículo por parte das autoridades, e agora os familiares culpam a GNR pela desgraça.
Então e os familiares que levaram o menor para o assalto, esses devem ser santos!!!

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

"País sem dinheiro"

Recentemente o Banco de Portugal divulgou que o crédito malparado das famílias e das empresas, já é superior a 4 milhões de euros.
Mais divulgou que os cheques sem provisão atingem o valor de 5 milhões de euros por dia, o que equivale em moeda antiga a 1 milhão de contos.
Perante estes resultados apresentados, penso que pouco mais há a comentar sobre a situação económica em que as empresas e as famílias portuguesas se encontram.
A meu ver as empresas não têm dificuldade em vender, o grande problema desta questão são os portugueses sobreendividados que continuam a comprar a crédito, e quando já não conseguem pagar, entregam cheques sem cobertura, pelo que o melhor remédio seria não gastar o que se não tem, e assim deixarem de gastar acima das possibilidades económicas.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

"Capello sobre Mourinho"

Fabio Capello, treinador Italiano e actual seleccionador de Inglaterra, comentou aos jornalistas, que o Mourinho, actual treinador do Inter de Itália, não tem nada a ensinar aos treinadores Italianos.
Não obstante do senhor Capello ser um bom treinador, penso que o seu comentário foi infeliz, porquanto julgo que em qualquer actividade profissional, toda a gente tem coisas para aprender e a ensinar, eu por exemplo todos os dias estou a aprender, e certamente que o senhor Capello não sabe tudo, porque se já soubesse tudo, não era segunda escolha para seleccionador de Inglaterra, até porque Mourinho é que não quis o lugar...

terça-feira, 29 de julho de 2008

"Descida do IVA"

Desde o passado dia 1 de Julho que o IVA passou de 21% para 20%.
Pessoalmente penso que esta descida não tem impacto nos bolsos dos portugueses, já que os produtos onde gastam mais dinheiro não vão registar qualquer oscilação de preço.
Na factura do telefone, no vestuário, na compra de automóvel, são dos poucos exemplos onde a descida do IVA pode sofrer uma ligeira descida, mas em muitos euros torna-se insignificante.
Nos preços dos combustíveis a diferença não deve chegar aos 2 cêntimos, e tendo em atenção o que já aumentou desde o início do ano, nem "aquece nem arrefece", nos transportes públicos a descida da taxa acabará por ser abafada pelo aumento das tarifas.
As principais despesas dos portugueses (habitação e alimentação), vão ficar na mesma, até porque os empréstimos não reflectem a descida do IVA, tal como a água, a luz e a maioria dos alimentos, que pagam uma taxa de 5% de IVA e, como tal não se reflecte na redução dos seus preços, pelo que esta descida não vem resolver nenhum problema aos portugueses.

terça-feira, 22 de julho de 2008

"Governo do Bloco Central"

O Prof. Marcelo Rebelo de Sousa admitiu perante os jornalistas, que das eleições legislativas de 2009, possa sair um arranjo entre Sociais-democratas e Socialistas, formando um "Governo de Bloco Central", o que aconteceu no tempo de Mota Pinto.
Pessoalmente penso que não será fácil levar a um entendimento entre Sócrates e Ferreira Leite, porém, com a intervenção do Presidente da República, politicamente tudo será possível.
Se este cenário se concretizar, Sócrates atinge os seus objectivos, assim consegue afastar todos aqueles que são contra ele, até porque Ferreira Leite já disse diversas vezes que é apologista com algumas politicas de José Sócrates, e a ser verdade, os portugueses vão continuar a protestar por diversas razões sem terem quem os defenda.
Em minha opinião, quando há eleições, os portugueses não vão votar porque vêem estes jogos de bastidores e chegam à conclusão que tanto faz ser governado por A, B, ou C, porque o objectivo de todos é o mesmo, o PODER!!!

terça-feira, 15 de julho de 2008

"Crise para quem?

A C.G.D. divulgou recentemente lucros acima dos 225 milhões de euros, referente ao primeiro trimestre deste ano, pelo que será o banco a apresentar mais lucro e o terceiro entre os cinco maiores a apresentar um aumento do resultado líquido no trimestre, depois do BES e do Santander Totta, e a Galp no mesmo trimestre apresentou lucros no valor de 109 milhões.
Se no primeiro caso, pagamos juros cada vez mais caros e, no segundo os combustíveis mais caros da europa, fazendo uma comparação com os dois casos, verifico que há aqui um problema similar, isto é, quanto mais pagamos, mais lucros têm.
Com a divulgação destes lucros, deixo de estar preocupado, na medida em que estamos a contribuir para que a taxa de desemprego dos licenciados não aumente, pelo que temos de ter moderação nos protestos e simultaneamente temos de continuar a contribuir monetariamente para manter os postos de trabalho e regalias dos gestores...

segunda-feira, 30 de junho de 2008

"Aumento dos combustíveis-Limites para impostos"

Há muito tempo que quase todos os dias inevitavelmente comentamos ou ouvimos nos meios de comunicação social, o problema do constante aumento dos combustíveis, sobre a descida do IVA e o imposto sobre os produtos petrolíferos.
Sobre este assunto o governo tem-se mantido irreversível, só que com a diminuição do consumo, consequentemente a receita dos impostos também baixa, à excepção do IVA, visto que à medida que o preço aumenta a receita do IVA também.
Como leigo nesta matéria, pergunto se o consumo aumentasse com a descida dos impostos, será que não compensava a receita perdida na descida dos mesmos?
Reparem que o presidente francês, que vai assumir a partir de 1 de Julho a presidência da união europeia, parece que já atingiu a verdadeira dimensão do problema, ao contrário do nosso governo, na medida em que sugeriu aos países da união europeia a introdução de um limite dos impostos sobre os combustíveis a partir de um determinado preço.
Parabéns senhor Sarkozy pela sua atitude em relação a este asunto, porque não basta andar a dizer constantemente que estamos preocupados com a situação.
Preocupados e atrapalhados andamos todos nós!!!

quinta-feira, 26 de junho de 2008

"O País está diferente e melhor"

O senhor Primeiro-ministro disse esta semana que Portugal está diferente e melhor e que são muitas as mudanças sentidas desde que este governo tomou posse em 2005.
Na verdade nem tudo tem sido mau e se compararmos o país com o de há 30 anos atrás, verifica-se algumas melhorias, mal seria se assim não fosse, porém, afirmar de que o país está num bom caminho, quando a OCDE afirma que a economia vai crescer devagar devagarinho, provavelmente as notícias que chegam ao governo são diferentes das que escuto nos meios de comunicação social.
Em minha opinião o país está num bom caminho para quem não passa dificuldades, isto porque segundo foi noticiado, o número de ricos, a venda de carros de alta cilindrada e casas luxuosas aumentaram e a classe média já não consegue pagar as suas prestações relativas ao empréstimo à habitação.
Será que é a este país que o senhor Primeiro-ministro se refere e o qual vai num bom caminho?
Quiçá, seja por ir num bom caminho que todas as semanas se vêem protestos de diversas classes, cujos protestos eu pensava que eram contra o governo...eventualmente devem ser protestos de agradecimento.
Desculpe senhor Primeiro-ministro porque finalmente já sei que o país a que V. Ex.ª se refere, é o mesmo de um ex-Secretário de estado, ao qual foi atribuída uma reforma de 18.000,00€ e que vai protestar porque tem direito a mais.
Bem haja sr. Primeiro-ministro, um Portugal assim é sinónimo de paraíso...

terça-feira, 24 de junho de 2008

"Compra de electrodomésticos"

A DECO denunciou que as lojas de electrodomésticos nem sempre dão bons conselhos para a sua aquisição, cuja notícia me despertou interesse na medida de se tratar de uma notícia que já serviu de uma boa sugestão para a construção do meu portfólio.
Na notícia a DECO alerta os consumidores para quando necessitarem de adquirir electrodomésticos, para terem cuidado, isto porque quem atende na maioria das lojas nem sempre dá bons conselhos, foi a conclusão da DECO/PROTESTE, após visitar 55 lojas, aconselhando as lojas a apostar em formação dos funcionários.
A DECO também aconselha o consumidor a informar-se, antes de se aventurar na compra de um electrodoméstico, nas páginas na internet dos fabricantes, com catálogos e uma descrição das características técnicas dos aparelhos, são algumas das fontes a consultar.
Acerca do conteúdo desta notícia da DECO, foi precisamente os trâmites que eu segui para desenvover alguns temas na constituição do meu portfólio, nomeadamente a importância de se consultar a etiqueta energética, para se chegar à conclusão de que um aparelho da Classe A consome menos do que um da Classe B ou C, bem como optando pelos mais económicos pode ser uma boa escolha, mesmo com um preço um pouco superior, porque ao gastar menos na utilização, os euros a mais na compra serão compensados.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

"Processo do RVCC"

No próximo dia 7 de Julho terminam as sessões normais do nosso processo do RVCC, na qual eu não poderei estar presente por motivo de férias.
Desde o seu início foram muitas as horas que perdi de volta do meu portfólio, e confesso que a uma determinada altura devido à falta de tempo, estive para desistir, valeu para que tal não acontecesse, um conselho de "motivação" do Dr. Pedro Sá.
Actualmente não sei quantos créditos já obtive, porém, de uma coisa tenho a certeza, o início está cada vez mais longe e o objectivo já esteve mais distante, no entanto não sei qual a distância que ainda me falta percorrer.
Não obstante de terminarem as sessões, o meu processo ainda não terminou, e mesmo que nunca o consiga concluir, já me dou por vencedor ter chegado até aqui, isto porque com as pesquisas e leituras que tive de efectuar, aprendi muito, pelo que não me sentiria de forma alguma de todo frustado.
Também queria deixar aqui uma palavra de incentivo aos colegas da "Turma da Noite" de Mortágua, para que consigam concluir este processo, até porque os Técnicos da Adices, ficariam satisfeitos se todos nós concluíssemos com êxito este processo.
Para concluir, queria agradecer aos Técnicos da Adices, sem excepção, pela sua dedicação e competência, bem como pelas sugestões que me foram sugerindo ao longo destes meses, a fim de juntar os ingredientes para obter os tão apetecidos créditos.
Mais uma vez, muito obrigado a todos.
Carlos Fonseca

terça-feira, 17 de junho de 2008

"Combustíveis-Parecer da Autoridade da Concorrência"

À semelhança do funcionamento dos diversos Serviços do nosso país, "FINALMENTE" foi divulgado pela Autoridade da Concorrência, o dito "Parecer".
Com base na referida explicação, verifiquei que foi divulgado aquilo que já todos os portugueses (excepto os governantes) sabiam, isto é, as refinarias ficam com grande parte e o estado com a maior fatia sob a forma de imposto.
Também foi explicado que as bombas de combustíveis da Galp que se situam junto dos Hipermercados, conseguem praticar preços mais baixos, porque abdicam de parte da sua margem.
Se a Galp reduzi-se a margem de lucro e simultaneamente o governo reduzi-se nos impostos, certamente que os preços dos combustíveis desciam consideravelmente.
Em minha opinião, a grande diferença entre os Hipermercados e a Galp, é que os primeiros não têm administradores com carro e cartão de crédito, a ganharem mais de 1.200,00€ por dia.
Se o governo reduzi-se os impostos sobre os combustíveis e ao mesmo tempo a despesa pública referente a obras desnecessárias, estou em crer que era possível colocar a economia do país mais equilibrada, caso contrário, a classe média vai ficar ainda mais pobre e os ricos cada vez mais milionários.

quinta-feira, 12 de junho de 2008

"Greve dos camionistas"

A paralisação dos camionistas colocou o país aflito a nível de combustíveis e de bens essenciais.
À semelhança dos professores e pescadores, mais uma classe conseguiu alcançar os seus objectivos, obrigando o governo a recuar, sendo que só falta o governo vir para a comunicação social afirmar como é seu hábito, que não houve nenhum recuo da parte do governo, houve sim apenas um entendimento entre ambas as partes, é que os políticos têm um dicionário próprio, uma palavra oriunda do cidadão comun, para eles tem um significado diferente, assim como dizer a verdade para eles é ofensa.
Se a memória não me falha, muitos socialistas (na altura oposição) que hoje estão e frequentam as instalações do poder, estiveram na ponte 25 de Abril em 1995 a colaborar com a revolta dos camionistas, e penso que naquela altura teve início o descalabro político de Cavaco Silva, pelo que este governo tem consciência das consequências políticas que podem advir destas manifestações, porque as eleições estão aí não tarda...