quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

"Processo Apito Dourado"

O Processo "Apito Dourado" continua diariamente a ser um dos assuntos de interesse por parte da comunicação social, o qual pôs no centro das atenções alguns presidentes de clubes, ex-dirigentes de clubes e do conselho de arbitragem, entre outros.
Uma das fíguras de destaque neste processo é o presidente do Futebol Clube do Porto, Pinto da Costa, que nos últimos 25 anos liderou um dos 3 grandes clubes e foi, desde sempre, uma fígura polémica, despoletando ódios dos adversários e paixões dos adeptos dos dragões.
Numa altura em que este processo põe em causa a sua credibilidade, quando cada vez mais se debate esta personagem, apraz-me perguntar como será encarado no futuro pelos adeptos do futebol em geral, quando deixar de exercer as actuais funções:
Como um corrupto ou como um presidente inteligente e competente?
Independentemente do veredicto final deste processo, penso que só o futuro o dirá!!!

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

"Cuidado com cheques à ordem..."

Segundo as estatísticas, a maioria dos processos pendentes nos tribunais, reportam-se a falsos endossos, isto porque, na emissão de um cheque "à ordem", e quando há multiplicação de falsos endossos, o banco limita-se a confirmar a última assinatura e não a cadeia de endossos.
Perante este facto, recomendo aos meus colegas de que aquando do preenchimento de um cheque, o mesmo não seja endossado "à ordem", o que passo a exemplificar:
à ordem de Carlos Fonseca "não à ordem"
Neste caso concreto, para além de ser traçado, deve-se riscar no cheque "a ordem de " e escrever "não à ordem", à frente do destinatário.
Com as novas tecnologias a nível da informática, muitas empresas já optaram por efectuar pagamentos por transferência bancária e não por cheque, e por experiência profissional e pessoal, estou em condições de vos garantir que é mais prático e seguro, pelo que recomendo este tipo de pagamento.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

"Timor, independência para isto..."

Não tenho dúvidas de que a insegurança que se vive em timor a todos os níveis, transforma este jovem país numa incógnita, que necessita de protecção para se viver.
Como é do conhecimento mundial, Timor é um país rico em gás natural e petróleo, e é lamentável que os timorenses com os seus conflitos internos criem condições para outros países se intrometerem.
Depois de colónia portuguesa e da invasão indonésia, afinal para que serviu a indepedência?
Se os conflitos internos continuam, parece-me que o único problema é a sua riqueza natural...

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Austrália pediu desculpa aos aborígenes

O Primeiro-Ministro australiano, Kevin Rudd, fez hoje no Parlamento um discurso histórico onde pediu desculpa aos nativos da Austrália das injustiças que foram cometidas durante os 2 séculos de colonização inglesa.

O discurso salientou a geração roubada (stolen generation), onde entre 1900 e 1970 mais de 100,000 crianças de raça mista foram "retiradas" das famílias para serem assimiladas pela sociedade branca. Rudd pediu desculpa em nome da nação pelas indignidades e degradação que isto infligiu ao povo aborígene, que isto era uma nódoa no espirito da Nação que tinha que ser limpa.

Lideres aborígenes disseram que este pedido de desculpa foi um dos momentos mais importantes para o povo aborígene, que era similar a caída do muro de Berlim. Foi apenas em 1962 que os aborígenes votaram nas eleições federais e em 1967 foram reconhecidos como cidadãos australianos, antes estavam sobre a penhora do departamento de fauna e flora! Durante os anos que vivi na Australia presenciei o estado de declinio deste povo e a sua luta para serem reconhecidos, esta noticia deu-me imenso prazer.

O povo aborígene esperava a já muito tempo este pedido de desculpa mas o governo anterior liderado por John Howard (que perdeu as eleições depois de governar durante 11 anos para o partido trabalhista de Kevin Rudd) recusou-se sempre a dar esse passo. Foi também Howard, que contra o desejo do povo australiano, levou a Austrália a guerra do Iraque. Ao tomar posse Kevin Rudd tem vindo a mudar radicalmente a politica australiana, um dos primeiros passos foi assinar o protocolo de Kyoto!

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Expiaçao - um filmao!

Fui ontem a Viseu ver este filme com colegas do trabalho e recomendo!!!

Este filme foi adaptado do livro Atonement do escritor Ingles Ian McEwan. Li este livro ha alguns anos atras e gostei imenso. McEwan é mais conhecido pelo seu livro Amsterdam (vencedor do Booker Prize).

O filme conta a historia de uma criança de 13 anos Briony, que acusa Robbie de um crime que ele nao cometeu, este acto tem repercuçoes para o resto da sua vida...

Acho que foi filmado com uma beleza extraordinaria e espero que ganhe "qualquer coisita" nos Oscars!

Se quiserem saber algo mais, visitem http://cinema.sapo.pt/Xw15/800721.html

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

"Euro 2008"

Este ano vai decorrer mais um Campeonato da Europa, o qual é organizado pela Áustria e Suiça.
À semelhança dos últimos anos, Portugal mais uma vez vai estar presente num Europeu, e mais uma vez para não fugir à regra, Portugal demonstrou muitas dificuldades a meu entender, por diversas razões.
Penso que as principais foram muitas ausências devido a lesões e castigos, falta de jogadores experientes, o individualismo de alguns jogadores, ou então, o senhor Scolari ainda não tinha reparado nas "bundas grandes".
Para concluir, Portugal teve em minha opinião um apuramento medíocre, não conseguiu ganhar os jogos com adversários mais fortes do grupo, portanto, trata-se de selecções que estão longe de ser as melhores a nível europeu.
Ontem, no jogo com a Itália, seguindo o raciocínio de Scolari, fiquei com a ideia de que nesta selecção ainda há mais "bundas Grandes"!!!

sábado, 2 de fevereiro de 2008

Gastronomia

Colegas para não se pensar só em coisas tristes decidi dar-vos uma sugestão para ums sobremesa para dia de carnaval

Arroz-doce à minha moda
800 g de açucar
2 canecas de arroz carolino
100 g de manteiga
2 paus de canela
1 limão grande
3 a 4 litros de leite aproximadamente
4 canecas de água
1 pitada de sal
canela em pó
Tempo de preparação: cerca de 2 h
Confecção:
Numa panela de pressão, põe-se a água, a manteiga, os paus de canela, o sal, a casca do limão e vai a ferver, quando estiver ferver põe-se o arroz, mexe-se com um garfo, tampa-se a panela e deixa-se ferver durante 10 minutos.
depois de sair o vapor, abre-se a panela, retira-se a casca de limão e o pau de canela, com o garfo da-se uma mexidela ao arroz e junta- se um litro e tal de leite, vai a ferver em lume brando sem tampa e mexe de vez em quando, vai mexendo e acrescentando mais leite.
quando o arroz já estiver bem cremoso junta-se o açucar e sempre aferver e a mexer.
no final se quiserem acrescentar um ou dois pacotes de natas, tambem não se perde nada, continuando a ferver e a mexer.
por fim como já sabem põe-se em tavessas e enfeita-se com canela a gosto, tambem se pode decorar com noz e com ananáz.
"sugestão para acompanhar" Leite creme
1 litro de leite
casca de um limão
700g a 1 Kg de açúcar
3 colheres de farinha maizena
12 gemas
umas pedras de sal
Num tacho põe-se a farinha que se dissolve com um pouco de leite frio, em seguida as gemas e o açucar bem batidas com umas varas manuais, junta-se a casca de limão e o leite já quente mexendo sempre, vai ao lume a engrossar sem deixar ferver para não talhar, logo de seguida e rápidamente verte-se na travessa ou prato e queima-se com o ferro próprio
Nota: e para não desperdiçar as claras pode ainda fazer farófias
batem-se muito bem as claras com açucar até ficarem consistentes põe- se ao lume uma frigideira com leite açucarado, com uma colher grande põe-se as claras a cozer, retiram-se para um prato, guarda-se um pouco de leite - creme para pôr por cima e polvilha-se com canela.
Espero que tenham gostado.
Bom fim de semana a todos e bom carnaval

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Veneza, um carnaval diferente…

Este carnaval que quase desapareceu no século XIX foi revitalizado em 1980 pelas autoridades de Veneza e desde entao atrai mais de 100 mil visitantes.

É uma festa com um estilo e ritmo diferente do nosso tradicional Entrudo e do bem quente Carnaval Brasileiro, com as tradicionais mascaras que são autenticas obras de arte e trajes inspirados nos séculos XVII e XVIII nas personagens de Pierrot e Colombina.

Está definativamente na minha lista de eventos a visitar...
Desejo a todos um divertido carnaval!