quarta-feira, 26 de novembro de 2008

"A crise no BPN - Detenções"

No passaso Domingo, no programa "As Escolhas de Marcelo Rebelo de Sousa" da RTP, o Prof. comentou que a detenção de Oliveira e Costa mostra que a lei é igual para todos.
Não obstante dos vários processos mediáticos que têm surgido nos últimos anos em Portugal, terem ocorrido detenções de pessoas com alguma notoriedade devido aos cargos que ocupam/ocuparam na vida social/política portuguesa, tenho verificado que para além das prisões preventivas não se tem constatado mais nada, isto porque decorridos alguns meses os arguidos são colocados em liberdade e a pedirem indemnizações ao estado para todos nós pagarmos.
Para termos a certeza de que a lei é igual para todos, precisamos de saber se todos os implicados no caso BPN, sofrerão o mesmo tratamento, isto, claro, se houver outros implicados.
Sendo do conhecimento público o valor da fortuna de OLiveira e Costa (agora em nome da sua mulher), e do buraco do BPN, pergunto aonde é que está o remanescente?
Todos nós sabemos que a lei é igual para todos, resta saber é se as sentenças também o são...

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

"Processo RVCC - Finalmente cheguei ao fim"

Colegas!
No dia 19 de Junho fiz um comentário acerca deste processo, no qual agradeci aos técnicos da ADICES pelo apoio prestado até então, nomeadamente ao Dr. Pedro Sá pelo apoio moral que me deu, aquando da minha intenção de abandonar este processo.
No passado dia 20 fui certificado na companhia da minha mulher e da Isabel Alves, e segundo o Parecer dos formadores e do elemento externo ao Júri, todos apresentamos trabalhos de grande qualidade.
Hoje, mais do que nunca, posso afirmar que se tivesse levado a cabo a minha desistência deste processo seria um enorme erro, pelo que aconselho aos restantes colegas a concluirem os vossos trabalhos, e que vejam em nós "um incentivo" e não "foram os primeiros", e como tal, continuem a dialogar com os colegas acerca do processo, como faziam até há pouco tempo atrás, porque quando iniciamos este processo, todos sabiamos que o objectivo era concluir o 12.º ano, independentemente de ser primeiro, segundo, ou último.
Para não ser repetitivo acerca das dificuldades de todo o processo até à sua conclusão, bem como como decorreu a Sessão de Júri, faço do comentário da Isabel Alves o meu, retribuindo-lhe também os parabéns pelo Portefólio que apresentou.
O que nunca é demais, é agradecer à excelente equipa de formadores da ADICES, pela sua paciência, humildade, dedicação, organização, e acima de tudo a sua competência para gerir todo este processo.
Carlos Fonseca

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Certificaçao - Ja cheguei á meta!

Ontem, Quinta 20 de Novembro, fui certificada com o 12 ano, na companhia do meu primo Carlos e da minha prima Hélia.

Estou muito contente por finalmente ter chegado á meta! Não foi um caminho fácil, bem pelo contrario, foi de bastante trabalho e dedicação. Mas tenho que admitir que gostei de todo o processo e aprendi imenso!

A sessão do júri foi intensa, com nervinhos á flor da pele, mas correu bem.

Agradeço a todos os formadores pela ajuda, paciência e encorajamento durante este processo, muito obrigada por tudo!

Deixo tambem aqui os parabens ao Carlos e a Hélia, a vossa sessao de júri foi excelente.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

"A crise no BPN"

Tomei conhecimento pela comunicação social que o Dr. Cadilhe impôs ao banco, um Plano Poupança Reforma no valor de 10 milhões de euros, durante as negociações de entrada para presidente do BPN, e ainda com a exigência que o mesmo fosse depositado noutra instituição, tendo sido premiada a seguradora Zurich.
Se fizermos uma análise generalizada de quem ocupa estes cargos, verificamos que são pessoas que já ocuparam lugares governamentais, neste caso, penso que já lá passaram 2 ou 3 ministros, 1 secretário de estado, etc., dando-se ao "luxo" de saltarem de banco para banco, fazendo lembrar o velho ditado "quem mais der mais amigo é".
Estou convencido que em Portugal há pessoas altamente qualificadas para desempenhar estas funções, sem estas exigências, porque não tenho conhecimento que exista algum imperativo legal, que obrigue a que estes lugares tenham de ser desempenhados por ex-governantes.
Tenho verificado que as instituições e empresas onde passam estas pessoas, não têm muito sucesso, e se o têm, é à custa de adjudicações de obras públicas sem concurso a essas empresas, e se não estou a dizer a verdade, vejamos o exemplo das obras do Porto de Lisboa.
O mais engraçado, é quando ouvimos um debate na televisão sobre estes assuntos, ninguém tem culpa, todos têm argumentos para se justificarem, ou seja, todos falam verdade, como o buraco do BPN, que nenhum administrador sabe de nada, até parece que o dinheiro desapareceu sózinho.
Em minha opinião, a nacionalização deste banco, só deveria assegurar os depósitos dos clientes, os 10 milhões, que fossem assegurados pelos accionistas, porque foram eles que compactuaram com estas injustiças, as quais são um "atentado" a quem ganha o ordenado mínimo e aos desempregados, já para não falar dos 700 milhões que auferia anualmente referente a vencimento.
Será que o Dr. Cadilhe também vai ser indemnizado por sair do banco?
E sobre o buraco, será que a justiça vai actuar?

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

"O desaperto do cinto dos portugueses"

Fiquei maravilhado com a apresentação do orçamento de estado para o próximo ano.
Prevêem neste orçamento um alívio para os portugueses, tanto para os trabalhadores como para as empresas, com a atribuição de mais um mês de abono e reduções fiscais, respectivamente.
A meu ver não vai ter impacto na carteira dos trabalhadores que são sempre os mais penalizados, para não falar daqueles que ficam desempregados, pelo que este orçamento vai ter pouco impacto na resolução dos problemas dos portugueses.
Outro anúncio foi o aumento dos trablhadores da função pública em 2,9% (prevendo que o déficit vai ficar entre os 2,2% a 2,5%), porém se fizermos uma retrospectiva, verificamos que as previsões têm falhado há cerca de oito anos, e consequentemente perde-se poder de compra, como tal, temos de aguardar serenamente pelos resultados.
Com tanta bondade da parte do governo quando estamos a passar por uma crise internacional, só espero que em 2010 não tenha de fazer mais um furo no cinto por causa do aperto.
Será que já começou a campanha eleitoral?
Em 2010 veremos !!!

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

"Novo Presidente do INA"

O Ministro das Finanças deu posse a Correia de Campos, ex-Ministro da Saúde, como novo Presidente do INA-Instituto Nacional Administrativo.
Aquando da sua saída do Ministério da Saúde debaixo de fogo a meio do mandato, fiquei preocupado porque era mais um a contribuir para o aumento do desemprego, ou como alternativa era mais um para a CGD ou GALP.
Afinal enganei-me, nem uma coisa nem outra, Correia de Campos foi para Presidente do INA, e com este lugarzito pode-se dar por muito feliz em ter arranjado emprego, até porque acaba por contribuir para se atingir a meta dos 150.000 postos de trabalho prometidos pelo governo.
Como pessoa de principios, Correia de Campos mostrou-se entusiasmado por abraçar este novo cargo.
Quem diria?

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

"Aquecimento Global - Dengue"

Um jornal diário publicou uma notícia sobre o perigo iminente do alastramento da Dengue devido ao aquecimento global.
Para além do mosquito responsável pela transmissão da doença, nesta notícia despertou-me atenção o tema aquecimento global, o qual eu desenvolvi no meu portfólio.
Pessoalmente penso que esta doença pode-se expandir no continente devido ao nosso clima estar a ficar semelhante a um clima tropical, devido ao aquecimento global provocado pelo efeito de estufa.
Segundo os meus poucos conhecimentos, esta doença pode ser mortal, e que tal é mais fácil suceder em grande escala nos países aonde há poucas condições de higiene, como acontece em algumas zonas do Brasil, como tal estou convencido de que na europa esta doença não vai causar grande perigo para a humanidade, visto que as nossas condições de higiene não se podem comparar às dos países onde essa doença prolifera.
Estou convencido de que se esta doença fosse realmente mortífera, a população de algumas zonas do Brasil já tinha sido dizimada, portanto em minha opinião "não há motivo para alarme".

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

"PSP, para quê?

Um gang armado composto por 3 homens suspeitos de carjaching, roubo a ourivesarias e posse de armas elegais, foram apanhados pela Polícia de Segurança Pública.
Nesta detenção, a PSP econtrou o que procurava, nomeadamente prova material no seu envolvimento destes indivíduos, em vários assaltos com recurso a arma de fogo.
No entanto, fiquei estupefacto ao saber que o Ministério Público que tinha ordenado as respectivas buscas, enviou os suspeitos para casa com termo identidade e residência.
Na minha opinião, até a própria PSP tem de se mostrar indignada, em virtude de quando ocorrem assaltos, a culpa é sempre devido à falta de policiamento.
Se a decisão foi com base na lei, posso concluir que roubar não dá direito a prisão, como tal, quiça seja por isso que a criminalidade tem aumentado.
Mesmo com o horário preenchido, desconhecia que estes grupos ainda têm tempo para se instruirem, com o objectivo de saberem quais os crimes isentos de prisão...

terça-feira, 30 de setembro de 2008

"100% de aprovações"

A ministra da educação afirmou há poucos dias de que Portugal começa a reunir todas as condições para alcançar a meta dos 100% de aprovações no final do ensino básico, visto que os nossos alunos não são menos inteligentes, os nossos professores não são menos preparados e as nossas escolas eram piores, mas estão a ficar melhores.
Relativamente a este assunto sou de opinião de que mais importante do que os 100% de aprovações no 9.º ano, é uma escolaridade sinónimo de exigência e de qualidade, ao invés de estarem preocupados com as estatísticas, com o intuito de comentarem na comunicação social que o desemprego diminuiu (à custa dos cursos profissionais "remunerados"), os quais dão equivalência aos 9.º e 12. º anos.
Penso que se todos os portugueses tiverem o 12.º ano, não é isso que contribui para uma vida melhor, em virtude de em Portugal não se criar emprego, nem se verificar crescimento económico.
Ainda sobre os 100% de aproveitamento, só se for num mundo utópico, porque num mundo real só através de cursos de formação profissional (remunerados), pelo que até gostaria de ver 95% dos alunos desses cursos, a frequentarem uma Escola Secundária, a fim de constatar acerca do índice de aproveitamento.
Nunca tive conhecimento que o governo tenha facultado este tipo de cursos "remunerados" a pessoas que trabalham, para serem leccionados no período pós-laboral, com equivalência ao 12.º ano, porque como só possuo o 11.º ano, também seria um candidato, só que estes casos não têm interesse para as estatísticas.
Em suma, o que tenho constatado é que diversas empresas necessitam de pessoal e não o conseguem porque essas pessoas preferem estar nestes cursos profissionais ao invés de aceitarem trabalhar numa empresa que lhe ofereça um trabalho de futuro, é que esses cursos dão menos trabalho...
E quando terminarem?

terça-feira, 23 de setembro de 2008

"Será que vale a pena protestar?

A DECO organiza no próximo sábado uma jornada nacional de protesto contra o preço dos combustíveis, apelando aos consumidores para não abastecerem os veículos durante todo o dia.
Não obstante de apoiar a iniciativa da DECO, penso que o português que não abastecer no sábado, terá de o fazer nos dias seguintes, pelo que as gasolineiras o que não facturarem no dia em causa, vão recuperar a diferença nos dias seguintes.
Eu por exemplo era para ter abastecido com 25,00€ há dois atrás, partindo do principio que fiz boicote de 2 dias, a gasolineira nada perdeu, em virtude de hoje ter de abastecer com 35,00€, portanto a gasolineira vai facturar mais 10,00 € em relação ao valor que tinha inicialmente previsto.
O que lamento é o facto da DECO só agora estar preocupada com esta situação, visto que os combustíveis até estão em queda.
Será que a DECO também é uma associação que faz parte da máquina do PODER?

terça-feira, 16 de setembro de 2008

"Economia em derrapagem"

Foi divulgado há pouco tempo de que o custo das obras do metro de Lisboa derraparam em 44 milhões.
Sobre o assunto em causa, penso que antes de se iniciar qualquer obra pública ou privada, são efectuados estudos e projectos para que uma determinada obra possa ser orçada e naturalmente assinado o contrato com a empresa, no qual consta o valor das obras a realizar, entre outras.
Sobre a derrapagem em obras públicas, há muito tempo que passou a ser notícia irrelevante, isto porque não me lembro de uma obra pública de que tal não tenha acontecido, em alguns casos, até têm dificuldade em apurar o valor correcto.
Se são feitos estudos técnicos, os quais são pagos a preço de ouro e se o dinheiro não é suficiente para a realização das obras, então tem de se responsabilizar os responsáveis por esses estudos e as empresas com a qual foi assinado o contrato, a fim de os obrigar a cumprir os orçamentos contratualizados.
Também já construi uma casa, e o contrato que assinei com a construtora foi cumprido por ambas as partes, porque se houvesse um derrapagem, o que me esperava era ficar sem a casa, em virtude de ser eu quem a tem de pagar, ao contrário das obras públicas, que são pagas pelo dinheiro dos contribuintes, e por isso é que a maiorias dos portugueses andam a derrapar, sem saberem quando é que se vão equilibrar...

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

"Com ou sem gravata?

A ONU apelou ao fim das gravatas em nome do ambiente. O Apelo vai no sentido de quem visitar as instalações das Nações Unidas não use gravata, de forma a permitir reduzir o uso do ar condicionado e aumentar a temperatura, o que permitirá poupar cerca de 66 mil euros mensais e reduzir a emissão de dióxido de carbono.
Não obstante de cada um andar vestido como quer, penso que é um apelo válido, na medida em que o uso da gravata não marca a diferença da pessoa em termos profissionais ou da personalidade, para mim as pessoas valem pelas suas virtudes e não da maneira como se vestem.
Em minha opinião e sem pretender generalizar, o apelo deveria ser feito também com o objectivo de acabar com o simbolo de diferença social, isto porque há pessoas que usam fato e gravata porque são obrigados pela entidade patronal, com o objectivo de marcar a diferença em relação ao estatuto social, pelo que até parece que quem anda vestido com uma camisa de manga curta, não anda vestido com dignidade!!!
Com gravata ou sem gravata, deixem esse assunto ao critério de cada um.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

"São todos inocentes"

Nas últimas semanas temos assistido na comunicação social a notícias sobre assaltos e mortes dos assaltantes provocados pelas forças policiais.
No caso do assalto ao BES, no qual foi ferido um assaltante e morto outro pelas forças policiais, os familiares do assaltante morto comentaram que as forças policiais não agiram da melhor forma, porém, se algum refém tivesse sido morto, quiça já estivesse bem.
No assalto que uns senhores resolveram fazer a um estaleiro, e que a GNR apanhou em flagrante, estes põem-se em fuga, tentaram atropelar um agente que se salvou por pouco, tudo isto com um menor dentro da carrinha, que infelizmente foi morto por um dos tiros, aquando da tentativa de imobilização do veículo por parte das autoridades, e agora os familiares culpam a GNR pela desgraça.
Então e os familiares que levaram o menor para o assalto, esses devem ser santos!!!

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

"País sem dinheiro"

Recentemente o Banco de Portugal divulgou que o crédito malparado das famílias e das empresas, já é superior a 4 milhões de euros.
Mais divulgou que os cheques sem provisão atingem o valor de 5 milhões de euros por dia, o que equivale em moeda antiga a 1 milhão de contos.
Perante estes resultados apresentados, penso que pouco mais há a comentar sobre a situação económica em que as empresas e as famílias portuguesas se encontram.
A meu ver as empresas não têm dificuldade em vender, o grande problema desta questão são os portugueses sobreendividados que continuam a comprar a crédito, e quando já não conseguem pagar, entregam cheques sem cobertura, pelo que o melhor remédio seria não gastar o que se não tem, e assim deixarem de gastar acima das possibilidades económicas.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

"Capello sobre Mourinho"

Fabio Capello, treinador Italiano e actual seleccionador de Inglaterra, comentou aos jornalistas, que o Mourinho, actual treinador do Inter de Itália, não tem nada a ensinar aos treinadores Italianos.
Não obstante do senhor Capello ser um bom treinador, penso que o seu comentário foi infeliz, porquanto julgo que em qualquer actividade profissional, toda a gente tem coisas para aprender e a ensinar, eu por exemplo todos os dias estou a aprender, e certamente que o senhor Capello não sabe tudo, porque se já soubesse tudo, não era segunda escolha para seleccionador de Inglaterra, até porque Mourinho é que não quis o lugar...

terça-feira, 29 de julho de 2008

"Descida do IVA"

Desde o passado dia 1 de Julho que o IVA passou de 21% para 20%.
Pessoalmente penso que esta descida não tem impacto nos bolsos dos portugueses, já que os produtos onde gastam mais dinheiro não vão registar qualquer oscilação de preço.
Na factura do telefone, no vestuário, na compra de automóvel, são dos poucos exemplos onde a descida do IVA pode sofrer uma ligeira descida, mas em muitos euros torna-se insignificante.
Nos preços dos combustíveis a diferença não deve chegar aos 2 cêntimos, e tendo em atenção o que já aumentou desde o início do ano, nem "aquece nem arrefece", nos transportes públicos a descida da taxa acabará por ser abafada pelo aumento das tarifas.
As principais despesas dos portugueses (habitação e alimentação), vão ficar na mesma, até porque os empréstimos não reflectem a descida do IVA, tal como a água, a luz e a maioria dos alimentos, que pagam uma taxa de 5% de IVA e, como tal não se reflecte na redução dos seus preços, pelo que esta descida não vem resolver nenhum problema aos portugueses.

terça-feira, 22 de julho de 2008

"Governo do Bloco Central"

O Prof. Marcelo Rebelo de Sousa admitiu perante os jornalistas, que das eleições legislativas de 2009, possa sair um arranjo entre Sociais-democratas e Socialistas, formando um "Governo de Bloco Central", o que aconteceu no tempo de Mota Pinto.
Pessoalmente penso que não será fácil levar a um entendimento entre Sócrates e Ferreira Leite, porém, com a intervenção do Presidente da República, politicamente tudo será possível.
Se este cenário se concretizar, Sócrates atinge os seus objectivos, assim consegue afastar todos aqueles que são contra ele, até porque Ferreira Leite já disse diversas vezes que é apologista com algumas politicas de José Sócrates, e a ser verdade, os portugueses vão continuar a protestar por diversas razões sem terem quem os defenda.
Em minha opinião, quando há eleições, os portugueses não vão votar porque vêem estes jogos de bastidores e chegam à conclusão que tanto faz ser governado por A, B, ou C, porque o objectivo de todos é o mesmo, o PODER!!!

terça-feira, 15 de julho de 2008

"Crise para quem?

A C.G.D. divulgou recentemente lucros acima dos 225 milhões de euros, referente ao primeiro trimestre deste ano, pelo que será o banco a apresentar mais lucro e o terceiro entre os cinco maiores a apresentar um aumento do resultado líquido no trimestre, depois do BES e do Santander Totta, e a Galp no mesmo trimestre apresentou lucros no valor de 109 milhões.
Se no primeiro caso, pagamos juros cada vez mais caros e, no segundo os combustíveis mais caros da europa, fazendo uma comparação com os dois casos, verifico que há aqui um problema similar, isto é, quanto mais pagamos, mais lucros têm.
Com a divulgação destes lucros, deixo de estar preocupado, na medida em que estamos a contribuir para que a taxa de desemprego dos licenciados não aumente, pelo que temos de ter moderação nos protestos e simultaneamente temos de continuar a contribuir monetariamente para manter os postos de trabalho e regalias dos gestores...

segunda-feira, 30 de junho de 2008

"Aumento dos combustíveis-Limites para impostos"

Há muito tempo que quase todos os dias inevitavelmente comentamos ou ouvimos nos meios de comunicação social, o problema do constante aumento dos combustíveis, sobre a descida do IVA e o imposto sobre os produtos petrolíferos.
Sobre este assunto o governo tem-se mantido irreversível, só que com a diminuição do consumo, consequentemente a receita dos impostos também baixa, à excepção do IVA, visto que à medida que o preço aumenta a receita do IVA também.
Como leigo nesta matéria, pergunto se o consumo aumentasse com a descida dos impostos, será que não compensava a receita perdida na descida dos mesmos?
Reparem que o presidente francês, que vai assumir a partir de 1 de Julho a presidência da união europeia, parece que já atingiu a verdadeira dimensão do problema, ao contrário do nosso governo, na medida em que sugeriu aos países da união europeia a introdução de um limite dos impostos sobre os combustíveis a partir de um determinado preço.
Parabéns senhor Sarkozy pela sua atitude em relação a este asunto, porque não basta andar a dizer constantemente que estamos preocupados com a situação.
Preocupados e atrapalhados andamos todos nós!!!

quinta-feira, 26 de junho de 2008

"O País está diferente e melhor"

O senhor Primeiro-ministro disse esta semana que Portugal está diferente e melhor e que são muitas as mudanças sentidas desde que este governo tomou posse em 2005.
Na verdade nem tudo tem sido mau e se compararmos o país com o de há 30 anos atrás, verifica-se algumas melhorias, mal seria se assim não fosse, porém, afirmar de que o país está num bom caminho, quando a OCDE afirma que a economia vai crescer devagar devagarinho, provavelmente as notícias que chegam ao governo são diferentes das que escuto nos meios de comunicação social.
Em minha opinião o país está num bom caminho para quem não passa dificuldades, isto porque segundo foi noticiado, o número de ricos, a venda de carros de alta cilindrada e casas luxuosas aumentaram e a classe média já não consegue pagar as suas prestações relativas ao empréstimo à habitação.
Será que é a este país que o senhor Primeiro-ministro se refere e o qual vai num bom caminho?
Quiçá, seja por ir num bom caminho que todas as semanas se vêem protestos de diversas classes, cujos protestos eu pensava que eram contra o governo...eventualmente devem ser protestos de agradecimento.
Desculpe senhor Primeiro-ministro porque finalmente já sei que o país a que V. Ex.ª se refere, é o mesmo de um ex-Secretário de estado, ao qual foi atribuída uma reforma de 18.000,00€ e que vai protestar porque tem direito a mais.
Bem haja sr. Primeiro-ministro, um Portugal assim é sinónimo de paraíso...

terça-feira, 24 de junho de 2008

"Compra de electrodomésticos"

A DECO denunciou que as lojas de electrodomésticos nem sempre dão bons conselhos para a sua aquisição, cuja notícia me despertou interesse na medida de se tratar de uma notícia que já serviu de uma boa sugestão para a construção do meu portfólio.
Na notícia a DECO alerta os consumidores para quando necessitarem de adquirir electrodomésticos, para terem cuidado, isto porque quem atende na maioria das lojas nem sempre dá bons conselhos, foi a conclusão da DECO/PROTESTE, após visitar 55 lojas, aconselhando as lojas a apostar em formação dos funcionários.
A DECO também aconselha o consumidor a informar-se, antes de se aventurar na compra de um electrodoméstico, nas páginas na internet dos fabricantes, com catálogos e uma descrição das características técnicas dos aparelhos, são algumas das fontes a consultar.
Acerca do conteúdo desta notícia da DECO, foi precisamente os trâmites que eu segui para desenvover alguns temas na constituição do meu portfólio, nomeadamente a importância de se consultar a etiqueta energética, para se chegar à conclusão de que um aparelho da Classe A consome menos do que um da Classe B ou C, bem como optando pelos mais económicos pode ser uma boa escolha, mesmo com um preço um pouco superior, porque ao gastar menos na utilização, os euros a mais na compra serão compensados.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

"Processo do RVCC"

No próximo dia 7 de Julho terminam as sessões normais do nosso processo do RVCC, na qual eu não poderei estar presente por motivo de férias.
Desde o seu início foram muitas as horas que perdi de volta do meu portfólio, e confesso que a uma determinada altura devido à falta de tempo, estive para desistir, valeu para que tal não acontecesse, um conselho de "motivação" do Dr. Pedro Sá.
Actualmente não sei quantos créditos já obtive, porém, de uma coisa tenho a certeza, o início está cada vez mais longe e o objectivo já esteve mais distante, no entanto não sei qual a distância que ainda me falta percorrer.
Não obstante de terminarem as sessões, o meu processo ainda não terminou, e mesmo que nunca o consiga concluir, já me dou por vencedor ter chegado até aqui, isto porque com as pesquisas e leituras que tive de efectuar, aprendi muito, pelo que não me sentiria de forma alguma de todo frustado.
Também queria deixar aqui uma palavra de incentivo aos colegas da "Turma da Noite" de Mortágua, para que consigam concluir este processo, até porque os Técnicos da Adices, ficariam satisfeitos se todos nós concluíssemos com êxito este processo.
Para concluir, queria agradecer aos Técnicos da Adices, sem excepção, pela sua dedicação e competência, bem como pelas sugestões que me foram sugerindo ao longo destes meses, a fim de juntar os ingredientes para obter os tão apetecidos créditos.
Mais uma vez, muito obrigado a todos.
Carlos Fonseca

terça-feira, 17 de junho de 2008

"Combustíveis-Parecer da Autoridade da Concorrência"

À semelhança do funcionamento dos diversos Serviços do nosso país, "FINALMENTE" foi divulgado pela Autoridade da Concorrência, o dito "Parecer".
Com base na referida explicação, verifiquei que foi divulgado aquilo que já todos os portugueses (excepto os governantes) sabiam, isto é, as refinarias ficam com grande parte e o estado com a maior fatia sob a forma de imposto.
Também foi explicado que as bombas de combustíveis da Galp que se situam junto dos Hipermercados, conseguem praticar preços mais baixos, porque abdicam de parte da sua margem.
Se a Galp reduzi-se a margem de lucro e simultaneamente o governo reduzi-se nos impostos, certamente que os preços dos combustíveis desciam consideravelmente.
Em minha opinião, a grande diferença entre os Hipermercados e a Galp, é que os primeiros não têm administradores com carro e cartão de crédito, a ganharem mais de 1.200,00€ por dia.
Se o governo reduzi-se os impostos sobre os combustíveis e ao mesmo tempo a despesa pública referente a obras desnecessárias, estou em crer que era possível colocar a economia do país mais equilibrada, caso contrário, a classe média vai ficar ainda mais pobre e os ricos cada vez mais milionários.

quinta-feira, 12 de junho de 2008

"Greve dos camionistas"

A paralisação dos camionistas colocou o país aflito a nível de combustíveis e de bens essenciais.
À semelhança dos professores e pescadores, mais uma classe conseguiu alcançar os seus objectivos, obrigando o governo a recuar, sendo que só falta o governo vir para a comunicação social afirmar como é seu hábito, que não houve nenhum recuo da parte do governo, houve sim apenas um entendimento entre ambas as partes, é que os políticos têm um dicionário próprio, uma palavra oriunda do cidadão comun, para eles tem um significado diferente, assim como dizer a verdade para eles é ofensa.
Se a memória não me falha, muitos socialistas (na altura oposição) que hoje estão e frequentam as instalações do poder, estiveram na ponte 25 de Abril em 1995 a colaborar com a revolta dos camionistas, e penso que naquela altura teve início o descalabro político de Cavaco Silva, pelo que este governo tem consciência das consequências políticas que podem advir destas manifestações, porque as eleições estão aí não tarda...

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Ontem à noite estive a ver na RTP 2. o programa "O Corredor do Poder", tendo como convidado o Ministro dos Assuntos Parlamentares.
A uma determinada altura quando o Nuno Melo (CDS) comentava a taxa do desemprego, o senhor Ministro desmentiu o deputado, dizendo que aqueles valores não correspondiam à verdade.
Passados uns cinco minutos, quando o mesmo Nuno de Melo falava que em 2005, o senhor José Sócrates, candidato a 1.º Ministro, dizia que uma taxa de 7,1% de desemprego era o espelho da má governação do PSD, o senhor Ministro disse que não era 7,1%, mas sim 7,5%, cujo valor tinha sido por ele próprio desmentido cinco minutos antes, aquando do comentário do Nuno Melo.
Como é que é possivel uma pessoa estar a assistir a um programa de televisão, e um governante desmentir uma facto e daqui a cinco minutos esse facto ser afirmado por ele.
Por favor tenham dó dos portugueses!!!

quarta-feira, 4 de junho de 2008

EUA

Sera que Obama vai chegar a Presidente?

terça-feira, 3 de junho de 2008

"A crise alimentar"

Nos últimos tempos temos assistido a notícias sobre uma eventual subida exorbitante dos preços dos produtos alimentares, nomeadamente dos cereais.
Para o governo este assunto não é motivo para dramatizar, porque os aumentos não são tão acentuados como nos nossos parceiros da europa, porém, provavelmente um eventual aumento de 70% na Alemanha ou Espanha custa menos do que 40% em Portugal, devido ao poder de compra da maioria dos portugueses, cujas dificuldades aumentam todos os dias.
Se na europa se está a prever um aumento substancial dos cereais, penso que é um "crime" enorme produzir combustíveis a partir dos cereaias, por ameaçar a alimentação humana no mundo, visto que os biocombustíveis não são alternativa ao petróleo, numa altura em que se verificam aumentos sucessivos do preço desta fonte energética.
Se está previsto o aumento dos cereais, porque é que os produtores portugueses de arroz não podem produzir mais porque a sua produção está no limite da cota que a europa autoriza?

terça-feira, 27 de maio de 2008

"Menos confiança no governo!!!"

De acordo com as últimas sondagens, José Sócrates já não consegue manter a confiança da maioria dos portugueses, que se mostram desiludidos com o governo.
Os desiludidos são cerca de 49% e 45% são os que confiam no governo, pelo que verificamos que neste país há cada vez mais gestores e empresários a viverem bem, porque os desempregados, funcionários públicos e privados, que há oito anos perdem poder de compra não estão certamente incluídos nos 45%.
Pelas promessas não cumpridas, pelas estratégias políticas utilizadas, como é possível num país em crise haver tanta gente que ainda tem confiança neste governo?
Provavelmente são aqueles que anteriormente já estavam bem e que com esta política estão cada vez melhor...

terça-feira, 20 de maio de 2008

"O acordo com a Venezuela"

Portugal vai pagar 10 mil barris de petróleo por dia à Venezuela com exportações de produtos do ramo farmacêutico, saúde, construção civil, etc.
Com este acordo a Venezuela resolve um dos principais problemas no comércio internacional, visto que tem escassez dos produtos que vamos exportar.
Como o valor das nossas exportações é considerado baixo e, se exportarmos barato à custa dos salários baixos e importarmos barris ao preço de mercado, então este acordo é fabuloso para Hugo Chavez, isto porque resolve alguns dos seus problemas e os portugueses certamente vão continuar a pagar os combustíveis mais caros da Europa, dado que este acordo tanto quanto eu percebi, passa pela Galp e a petrolífera nacional de Venezuela.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

"Fuma a bordo"

Segundo a comunicação social o senhor Primeiro-ministro fumou durante o voo oficial para Venezuela.
Os deputados representantes dos vários partidos da oposição, defendem que Sócrates violou a lei e deve ser multado.
Sobre este assunto penso que o senhor Primeiro-Ministro deve ser o primeiro a dar o exemplo, dado que é lider de um partido, que propôs e fez aprovar a lei do tabaco na Assembleia da República, porém, também sou de opinião de que este país tem problemas mais importantes do que o primeiro-ministro fumar num voo, embora a lei deva ser cumprida por todos.
Com tanta desgraça que se vive neste país e que nos afecta a todos, porquê dar tanto ênfase a este assunto que eventualmente só afectou quem viajava naquele voo.
Será que quando Sócrates acendeu o cigarro ainda estava e território Português?

quarta-feira, 14 de maio de 2008

"Aumento dos combustíveis"

Segundo a ANAREC-Associação Nacional Revendedora dos Combustíveis, a partir de hoje os combustíveis estão mais caros 3 cêntimos.
Este tipo de notícia já é tão usual que deixa de ser novidade, o que seria novidade era a intervenção do Governo na regularização dos preços.
Eu ainda estou à espera do Parecer acerca da solicitação do Ministro da Economia à Autoridade da Concorrência, sobre o constante aumento dos combustíveis.
Na generalidade, conversas de políticos já testemunho há muitos anos, e como tal, não acredito em nada do que eles dizem.
Com esta classe, para mim é ver para crer!!!

terça-feira, 13 de maio de 2008

"PSD: QUE FUTURO?

Sobre a sucessão do Dr. Filipe Menezes, penso que dos 5 candidatos a Dr.ª Ferreira Leite é a melhor posicionada para ocupar o lugar em aberto, bem como para melhor se opôr nas próximas Legislativas ao senhor Primeiro-ministro José Sócrates, sendo que não querendo de modo algum afirmar com este comentário que a Dr.ª Ferreira Leite é melhor que este ou aquele candidato.
Sobre esta candidata a Presidente do PSD, na minha perspectiva, estou em crer que se trata de uma pessoa credível e honesta, que não faz politica de profissão, pensa pela sua própria cabeça, tem ideias próprias e é rigorosa, pelo que em minha opinião é neste momento uma das pessoas capaz de devolver mais um pouco de credibilidade ao partido.
Enquanto Ministra das Finanças, congelou a progressão das carreiras da função pública, devido à situação económica do país, tendo sido na altura criticada pelas pessoas que hoje são governo acerca daquelas medidas, e actualmente verificamos que pelo menos não estava errada.
Não sei se será uma boa Primeira-ministra, no entanto com a crise económica que se vive, quem será?
Dos 5 candidatos, quiça Ferreira Leite, fora de cena provavelmente Rui Rio!!!

terça-feira, 6 de maio de 2008

"Vêm aí dificuldades"

Há uns tempos atrás, o senhor Primeiro-ministro anunciou a descida do IVA em 1%, a partir de Julho, porque a crise já tinha sido ultrapassada, porém, agora admitiu que vamos ter dificuldades nos tempos que aí vêm e que as vamos enfrentar com sucesso, como aconteceu em anos transactos, o que me leva a ficar cada vez mais confuso.
Em minha opinião, as dificuldades só as sente quem passa por elas, e por aquele tipo de comentários, até parece que as dele foram mesmo um sucesso, isto é, não passou por elas.
Para fazer esquecer as dificuldades que aí vêm e que nunca acabaram, propunha o anuncio de mais uma ponte sobre o tejo, mas, se for construída na diagonal, é provável que fique mais económica... e até era capaz de dar um certo jeito, é que no ano que se avizinha, há eleições!!!

terça-feira, 29 de abril de 2008

"Ratificação do Tratado de Lisboa"

No dia 23 de Abril do corrente ano, a Assembleia da República ratificou em debate o "Tratado de Lisboa".
Depois de muitas críticas ao texto e batalhas sobre se seria o referendo o melhor caminho ou não a seguir, Portugal levou ao Parlamento o seu próprio tratado reformador.
Quando alguns políticos dizem que o texto é "confuso e burocrático" e alguns deputados têm dificuldade em o entender, quais as vantagens se fosse referendado?
Em minha opinião, este tratado para ser referendado, deveria ter um texto que permitisse uma leitura de fácil compreensão, e não redacções dos homens do direito.
Na prática, quem sabe o seu objectivo e o que mudou?
Tal como eu, estou em crer que 90% da população não entende nada daquilo...

terça-feira, 22 de abril de 2008

"Desemprego"

O senhor Ministro da Ciência afirmou há pouco tempo que não há licenciados desempregados.
O seu colega da Segurança Social disse que está muito preocupado com o desemprego entre os licenciados.
Se, segundo os últimos dados do INE - Instituto Nacional de Estatística referente ao 4.º trimestre de 2007, estavam desempregados mais de 65.000 licenciados, estamos perante mais um comentário de pura demagogia por parte dos politicos e, até dão a entender que governam paises diferentes.
Também me parece que não se devem preocupar muito com o desemprego, independentemente das habilitações, dado que nas E.P - estradas de Portugal pretendem despedir mais de 300 funcionários, a fim de reduzir custos, porém, os administradores continuam a ganhar vencimentos elevados (25.000,00 €), com carro, etc, etc.
Com este tipo de comentários que normalmente vejo na comunicação social, um dia destes ainda vou pensar que a minha pátria é outro país europeu...

terça-feira, 15 de abril de 2008

"Aumento da inflação"

Ontem ouvi na comunicação social que a inflação está a subir, e que é necesário controlar a subida dos preços dos bens de primeira necessidade.
Há semanas atrás ouvi o senhor Primeiro-Ministro a afirmar que a crise estava ultrapassada, não obstante eu na altura ter comentado timidamente que tinha ficado surpreendido com tal afirmação, o que não era caso para menos, visto que se trata do chefe do governo.
Hoje, por um lado sinto-me frustado pelas más notícias acerca da situação do país real em que vivo, porém, por outro lado fico lisonjeado pelo facto de através da minha pouca inteligência, ter chegado àquela conclusão.
Estou certo de que com o aproximar das eleições, vamos continuar a ver este tipo de cenário, isto é, a crise a afectar os bolsos dos portugueses e os politicos a contrariar os resultados do FMI, argumentado que "não há motivo para alarme".
Em minha opinião e ao contrário do velho ditado, penso que "piores dias virão..."

terça-feira, 8 de abril de 2008

"Caso Esmeralda"

Como é do conhecimento geral, o pai afectivo da menina Esmeralda, o Sargento Luís Gomes, foi condenado a dois anos de prisão, suspensa por igual período, por não ter entregue a menina, julgo eu, quando lhe foi solicitado.
Acerca da decisão do Juiz, certamente que este se limitou a cumprir a lei, porém, penso que os interesses do bem-estar da menina não estão a ser salvaguardados, porque, pelo que tenho ouvido pela comunicação social, a menina identifica como pai o Sargento, e até a própria mãe biológica, não reconhece ao pai biológico, aptidão para cuidar tão bem da menina, como o pai afectivo.
Estou certo, que a seu tempo, esta criança terá a oportunidade de o reconhecer como pai (Sargento), e tomar a decisão que melhor lhe convier, por agora, o importante será assegurar que a menina tenha a oportunidade de crescer e desenvolver-se num ambiente próprio para a sua idade.
Para terminar gostaria de deixar a seguinte questão: Onde estavam os pais biológicos quando a menina precisou deles?

quinta-feira, 3 de abril de 2008

"Ainda sobre a descida de impostos"

Acerca da subida e descida de impostos, tenho constatado de que quando o IVA sobe, os empresários protestam e dizem que os preços têm de aumentar substancialmente. Quando se fala na descida, os empresários dizem que não é o suficiente, e curiosamente não os escuto a falar em descida de preços.
Perante um caso em que o IVA era 21% e desceu para 5% (Ginásios), e que o preço para o consumidor final desceu apenas 4%, é de fácil matemática verificar quem lucrou com o remanescente.
Neste sobe e desce do IVA, chego à conclusão de que quando sobe, esse aumento sai direitinho dos bolsos do consumidor final e, quando desce, a lei não obriga que essa descida se repercute no consumidor final, pelo que a melhor opção teria sido uma baixa no imposto dos combustíveis ou no IRS, cuja descida entrava direitinho nos bolsos do portugueses e não no das empresas...
Será que para chegar a esta conclusão é necessário estudar na Universidade, ou será que no mundo da política vêem a realidade de maneira diferente?

quinta-feira, 27 de março de 2008

"Descida de impostos"

Por um lado o Senhor Primeiro-Ministro afirma que a crise orçamental portuguesa está ultrapassada, e como tal vai baixar o IVA de 21% para 20% a partir do próximo mês de Julho (e sinceramente até fiquei surpreendido com aquela afirmação).
Por outro lado há destacados economistas que dizem que vivemos uma crise económica, que segundo os dados estatísticos a taxa de desempregao está a aumentar, que as famílias estão cada vez mais endividadas, que os jovens não têm futuro profissional, que os juros sobem cada vez mais, que o investimento estrangeiro desceu, etc., etc.
Se todos têm razão, será que vivemos num país real ou numa utopia?

quarta-feira, 19 de março de 2008

"Férias da Páscoa"

Em virtude de o Município de Tábua ter concedido tolerância de ponto na próxima segunda-feira, e consequentemente o espaço net se encontrar encerrado, informo os meus colegas de que naquele dia não haverá aula.

Páscoa feliz.

Carlos Fonseca

"Férias da Páscoa"

quinta-feira, 13 de março de 2008

"Avaliações dos professores"

Nas últimas semanas temos assistido por todo o país, a grandes manifestações por parte dos professores em protesto contra o novo sistema de avaliações.
Tenho ouvido através da comunicação social, os professores a argumentar que com o novo sistema perdem muito tempo a preencher papéis, que a sua avaliação é com base nas notas dadas aos alunos, que insinuam que os professores não fazem nada, que são forçados a oferecer notas aos alunos, sob pretexto de não subirem na carreira, etc, etc...
Logicamente como qualquer cidadão tenho a minha opinião formada, sendo que não vou opinar sobre este assunto, pelo facto de se tratar de um problema muito restrito e que diz respeito à classe dos docentes.
Como funcionário também sou avaliado e, obviamente também não concordo com tudo, isto porque com base na nova lei, há determinadas avaliações que já têm destino, caso contrário algo estaria errado.
Se me permitem, acerca deste assunto não me quero alongar mais, pelo que prefiro ficar por aqui e, mais uma vez engolir em seco...

terça-feira, 4 de março de 2008

"Fecho das urgências"

Quando vem a público que em determinado local vai encerrar mais um serviço de urgências, é normal assistirmos a manifestações de protesto levadas a cabo pelas populações contra o seu encerramento e, simultaneamente o ministro da tutela a justificar o respectivo encerramento, argumentando que o fecho é para bem das populações, ou então que as urgências têm falta de qualidade.
Todavia, se existe falta de qualidade, há que criar condições, quer ao nível de infra-estruturas existentes, quer ao nível da formação dos médicos e enfermeiros, a fim de colmatar as tão debilitadas condições que se diz existirem.
Logo, a minha opinião vai no sentido de que a saúde é uma área em que o governo não pode esperar lucro, daí que, me parece bem que o investimento público se verifique nesta área, até porque, já nos deparamos com fechos de urgências e simultaneamente com anuncios de construções de novos hospitais.
Para concluir, refiro que é apenas uma simples opinião, sendo que não quero de modo algum com este comentário afirmar que o fecho de algumas urgências não se justifiquem.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

"Processo Apito Dourado"

O Processo "Apito Dourado" continua diariamente a ser um dos assuntos de interesse por parte da comunicação social, o qual pôs no centro das atenções alguns presidentes de clubes, ex-dirigentes de clubes e do conselho de arbitragem, entre outros.
Uma das fíguras de destaque neste processo é o presidente do Futebol Clube do Porto, Pinto da Costa, que nos últimos 25 anos liderou um dos 3 grandes clubes e foi, desde sempre, uma fígura polémica, despoletando ódios dos adversários e paixões dos adeptos dos dragões.
Numa altura em que este processo põe em causa a sua credibilidade, quando cada vez mais se debate esta personagem, apraz-me perguntar como será encarado no futuro pelos adeptos do futebol em geral, quando deixar de exercer as actuais funções:
Como um corrupto ou como um presidente inteligente e competente?
Independentemente do veredicto final deste processo, penso que só o futuro o dirá!!!

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

"Cuidado com cheques à ordem..."

Segundo as estatísticas, a maioria dos processos pendentes nos tribunais, reportam-se a falsos endossos, isto porque, na emissão de um cheque "à ordem", e quando há multiplicação de falsos endossos, o banco limita-se a confirmar a última assinatura e não a cadeia de endossos.
Perante este facto, recomendo aos meus colegas de que aquando do preenchimento de um cheque, o mesmo não seja endossado "à ordem", o que passo a exemplificar:
à ordem de Carlos Fonseca "não à ordem"
Neste caso concreto, para além de ser traçado, deve-se riscar no cheque "a ordem de " e escrever "não à ordem", à frente do destinatário.
Com as novas tecnologias a nível da informática, muitas empresas já optaram por efectuar pagamentos por transferência bancária e não por cheque, e por experiência profissional e pessoal, estou em condições de vos garantir que é mais prático e seguro, pelo que recomendo este tipo de pagamento.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

"Timor, independência para isto..."

Não tenho dúvidas de que a insegurança que se vive em timor a todos os níveis, transforma este jovem país numa incógnita, que necessita de protecção para se viver.
Como é do conhecimento mundial, Timor é um país rico em gás natural e petróleo, e é lamentável que os timorenses com os seus conflitos internos criem condições para outros países se intrometerem.
Depois de colónia portuguesa e da invasão indonésia, afinal para que serviu a indepedência?
Se os conflitos internos continuam, parece-me que o único problema é a sua riqueza natural...

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Austrália pediu desculpa aos aborígenes

O Primeiro-Ministro australiano, Kevin Rudd, fez hoje no Parlamento um discurso histórico onde pediu desculpa aos nativos da Austrália das injustiças que foram cometidas durante os 2 séculos de colonização inglesa.

O discurso salientou a geração roubada (stolen generation), onde entre 1900 e 1970 mais de 100,000 crianças de raça mista foram "retiradas" das famílias para serem assimiladas pela sociedade branca. Rudd pediu desculpa em nome da nação pelas indignidades e degradação que isto infligiu ao povo aborígene, que isto era uma nódoa no espirito da Nação que tinha que ser limpa.

Lideres aborígenes disseram que este pedido de desculpa foi um dos momentos mais importantes para o povo aborígene, que era similar a caída do muro de Berlim. Foi apenas em 1962 que os aborígenes votaram nas eleições federais e em 1967 foram reconhecidos como cidadãos australianos, antes estavam sobre a penhora do departamento de fauna e flora! Durante os anos que vivi na Australia presenciei o estado de declinio deste povo e a sua luta para serem reconhecidos, esta noticia deu-me imenso prazer.

O povo aborígene esperava a já muito tempo este pedido de desculpa mas o governo anterior liderado por John Howard (que perdeu as eleições depois de governar durante 11 anos para o partido trabalhista de Kevin Rudd) recusou-se sempre a dar esse passo. Foi também Howard, que contra o desejo do povo australiano, levou a Austrália a guerra do Iraque. Ao tomar posse Kevin Rudd tem vindo a mudar radicalmente a politica australiana, um dos primeiros passos foi assinar o protocolo de Kyoto!

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Expiaçao - um filmao!

Fui ontem a Viseu ver este filme com colegas do trabalho e recomendo!!!

Este filme foi adaptado do livro Atonement do escritor Ingles Ian McEwan. Li este livro ha alguns anos atras e gostei imenso. McEwan é mais conhecido pelo seu livro Amsterdam (vencedor do Booker Prize).

O filme conta a historia de uma criança de 13 anos Briony, que acusa Robbie de um crime que ele nao cometeu, este acto tem repercuçoes para o resto da sua vida...

Acho que foi filmado com uma beleza extraordinaria e espero que ganhe "qualquer coisita" nos Oscars!

Se quiserem saber algo mais, visitem http://cinema.sapo.pt/Xw15/800721.html

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

"Euro 2008"

Este ano vai decorrer mais um Campeonato da Europa, o qual é organizado pela Áustria e Suiça.
À semelhança dos últimos anos, Portugal mais uma vez vai estar presente num Europeu, e mais uma vez para não fugir à regra, Portugal demonstrou muitas dificuldades a meu entender, por diversas razões.
Penso que as principais foram muitas ausências devido a lesões e castigos, falta de jogadores experientes, o individualismo de alguns jogadores, ou então, o senhor Scolari ainda não tinha reparado nas "bundas grandes".
Para concluir, Portugal teve em minha opinião um apuramento medíocre, não conseguiu ganhar os jogos com adversários mais fortes do grupo, portanto, trata-se de selecções que estão longe de ser as melhores a nível europeu.
Ontem, no jogo com a Itália, seguindo o raciocínio de Scolari, fiquei com a ideia de que nesta selecção ainda há mais "bundas Grandes"!!!

sábado, 2 de fevereiro de 2008

Gastronomia

Colegas para não se pensar só em coisas tristes decidi dar-vos uma sugestão para ums sobremesa para dia de carnaval

Arroz-doce à minha moda
800 g de açucar
2 canecas de arroz carolino
100 g de manteiga
2 paus de canela
1 limão grande
3 a 4 litros de leite aproximadamente
4 canecas de água
1 pitada de sal
canela em pó
Tempo de preparação: cerca de 2 h
Confecção:
Numa panela de pressão, põe-se a água, a manteiga, os paus de canela, o sal, a casca do limão e vai a ferver, quando estiver ferver põe-se o arroz, mexe-se com um garfo, tampa-se a panela e deixa-se ferver durante 10 minutos.
depois de sair o vapor, abre-se a panela, retira-se a casca de limão e o pau de canela, com o garfo da-se uma mexidela ao arroz e junta- se um litro e tal de leite, vai a ferver em lume brando sem tampa e mexe de vez em quando, vai mexendo e acrescentando mais leite.
quando o arroz já estiver bem cremoso junta-se o açucar e sempre aferver e a mexer.
no final se quiserem acrescentar um ou dois pacotes de natas, tambem não se perde nada, continuando a ferver e a mexer.
por fim como já sabem põe-se em tavessas e enfeita-se com canela a gosto, tambem se pode decorar com noz e com ananáz.
"sugestão para acompanhar" Leite creme
1 litro de leite
casca de um limão
700g a 1 Kg de açúcar
3 colheres de farinha maizena
12 gemas
umas pedras de sal
Num tacho põe-se a farinha que se dissolve com um pouco de leite frio, em seguida as gemas e o açucar bem batidas com umas varas manuais, junta-se a casca de limão e o leite já quente mexendo sempre, vai ao lume a engrossar sem deixar ferver para não talhar, logo de seguida e rápidamente verte-se na travessa ou prato e queima-se com o ferro próprio
Nota: e para não desperdiçar as claras pode ainda fazer farófias
batem-se muito bem as claras com açucar até ficarem consistentes põe- se ao lume uma frigideira com leite açucarado, com uma colher grande põe-se as claras a cozer, retiram-se para um prato, guarda-se um pouco de leite - creme para pôr por cima e polvilha-se com canela.
Espero que tenham gostado.
Bom fim de semana a todos e bom carnaval

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Veneza, um carnaval diferente…

Este carnaval que quase desapareceu no século XIX foi revitalizado em 1980 pelas autoridades de Veneza e desde entao atrai mais de 100 mil visitantes.

É uma festa com um estilo e ritmo diferente do nosso tradicional Entrudo e do bem quente Carnaval Brasileiro, com as tradicionais mascaras que são autenticas obras de arte e trajes inspirados nos séculos XVII e XVIII nas personagens de Pierrot e Colombina.

Está definativamente na minha lista de eventos a visitar...
Desejo a todos um divertido carnaval!

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

"A turma dos corajosos"

Vão ser definidos protocolos com os profissionais do INEM e os Bombeiros.
Deviam antes de mais,ver o estado em que se encontra a saúde em Portugal.
Quanto aos Bombeiros quero deixar aqui o meu apreço e gratidão,por aquelas mulheres e homens voluntários,que depois do seu trabalho ainda arranjam tempo para causas tão nobres ,como:
Socorrer um doente ou apagar um incêndio.
Muitos os criticam.Em vez da critica deviamos todos nós tiraum pouco do nosso tempo ,e dedicá--lo a qualquer voluntariado.
Há tanto onde ajudar.Creches,lares ,Infantários.obras de rua,etc,etc.
Todos nós deviamos ajudar a criar un Mundo melhor.
Esmeralda Albuquerque

"Salazarismo"

Bom dia.

Em aditamento ao comentário da minha amiga Isabel Alves, porque não enquadrá-lo no velho ditado "não podemos agradar a gregos e a troianos", outrossim à semelhança do que acontece com todos os cidadãos, quer a nível pessoal, profissional e político, como é o caso em questão.
Devido à minha idade, não estou em condições de opinar sobre a sua política, porém, segundo os comentários de pessoas mais velhas, umas dizem que foi um bom político, porque recuperou a economia do país, outras dizem mal, porque não havia liberdade.
Baseando-me naqueles comentários e por comparação com a política praticada actualmente, nomeadamente a comentada recentemente na SIC pelo Bastonário da Ordem dos Adovogados, os 7 milhões de euros gastos no Ministério da Saúde num sistema informático, cujo sistema é incompatível com o existente, entre outras que é do conhecimento geral, afinal aonde é que está a diferença, na liberdade ou na economia?
Seguindo o mesmo raciocínio, provavelmente daqui a umas décadas vamos assistir à vandalização de mais campas.
Independentemente das opiniões, a política de Salazar vai constar eternamente na história de Portugal.
Urge salientar de que salazar não morreu rico...
"A turma dos Corajosos" Bom dia Professor Sá.Agradeço a sua ajudinha.Dá-me um jeitão.Aproveito para cumprimentar todos os colegas.Até Segunda-Feira.Esmeralda Albuquerque

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Mensagem de Fim de Semana

Desejos de um bom fim de semana para todos.
Os trabalhos que me enviaram estão óptimos. Sigam as estruturas que escolheram e vamos em frente.
Na próxima 2.ª feira vamos falar um pouco mais concretamente do desenvolvimento específico de algumas temáticas (aquelas que dão créditos)...

Mais um “ataque” á Campa de Salazar

E mais uma vez alguém vandaliza a campa de António Oliveira Salazar. Segundo a imprensa escrita vários residentes do Vimieiro pensam que este incidente esta ligado a intenção de se criar um museu dedicado a Salazar, pelos vistos há quem não concorde com tal obra.

Pessoalmente penso que um povo que tem a coragem de assumir os erros do passado, analisa-los e aprender a lição só ganha! Não se pode simplesmente olhar para o lado e convenientemente apagar certos episódios dos livros de historia e viver-se na gloria dos bons velhos tempos dos descobrimentos! Temos que aceitar TUDO da nossa historia, o bom e o mau…

Basta olhar para um dos nossos vizinhos europeus , os alemães, para ver que os resultados de olhar para o passado, por mais negro que ele seja, pode ser positivo para o futuro de um pais. O governo alemão gastou uma “vasta” soma de euros na construção de obras dedicadas ao holocausto.

Pessoalmente ouvi de vários amigos que visitaram a Alemanha, sendo alguns descendentes de judeus, que tiveram uma experiencia positiva ao visitarem os locais onde os seus familiares faleceram. Admitiram que foi triste e muito emocional porque foram confrontados com a genocídio de familiares, mas feliz por terem um local especifico onde podem finalmente ver onde os seus entes queridos terminaram a sua caminhada neste mundo.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Trabalho Turma D

Fases da Construção:


1ª. – Início da sua carreira (desenvolvimento de serviço mecanicamente);

2ª. – Quando começou a dar valor ao seu trabalho (começou a perceber o valor que
tinha)

3ª. – Postura (que mantinha);

4ª. – Revolta ( mas tinha que continuar a trabalhar);

5ª. – Poder ( patrão – empregado);

6ª. – Chantagem (dava – lhe tudo em troco de …..);

7ª. – Confronto;

8ª. – Medo,

9ª. – Resignação (não valia a pena lutar).




Factos e Consequências:

1ª. – Ele é que erguia as casas ( produzia )

2ª. – Até aquela data dizia sempre sim, quando começou a perceber, já dizia não

“ Começou a dizer não
E aprendeu a notar coisas
A que não dava atenção”

3ª. – Convicção

“ Mas quando foi perguntado
O operário disse: não”

4ª. - Continuava a trabalhar, embora sofrendo

“ E todo o seu sofrimento
Misturava – se com o cimento”.

5ª. – “Porque a mim me foi entregue
E dou – o a quem bem quiser.”

6ª. - “ Será teu se me adorares
E, ainda mais se abandonares
O que te faz dizer não.”

7ª . – “ Não vês o que te dou eu?
Não podes dar – me o que é meu ….”

8ª. – “ Com medo da solidão”


9ª. – “ E o operário ouviu a voz
de todos os seus irmãos……”

"Férias, feriados e produtividade"

Boa tarde colegas:

Durante todos anos ouvimos a comentar com alguma frequência na comunicação social, o problema do défice e da produtivadade do país, pelo que me lembrei de fazer uma análise ao calendário de 2008, a fim de fazer uma comparação com o ano transacto, tendo constatado que as notícias são boas para os trabalhadores e eventualmente más para a produtividade.
É que, por comparação com o ano de 2007, este ano tem mais um feriado coincidente com dia útil, portanto mais uma possibilidade de ponte.
O primeiro semestre é mais amigo dos trabalhadores, os quais têm direito a 7 feriados, incluindo o dia 1 de Janeiro. No segundo semestre os trabalhadores têm direito a 4 feriados, sendo o mês de Dezembro o melhor, contribuindo com 3 feriados.
Contas feitas, os trabalhadores que tiverem direito aos 25 dias de férias anuais, podem gozar um total de 36 dias de descanso, contando com os 11 feriados.
Assim, ficamos a aguardar pela estatística referente a este ano, para verificar se os resultados do défice e da produtividade do país, correspondem aos níveis desejados pelo governo, caso contrário, de quem será a culpa? Espero que mais uma vez não sejam os trabalhadores a pagar a factura.
Certamente que os analistas politicos, vão responder...

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

"É uma espécie de rescaldo"

Boa tarde colegas:

Desde a entrada em vigor da nova "Lei do Tabaco", muito se tem falado e escrito em direitos e obrigações, e simultâneamente fazem-se comparações com as "salas de chuto".
À semelhança de outras medidas, ninguém está alheio aos direitos e às obrigações, e relativamente à medida em causa, o fumador tem direito a fumar e o não-fumador tem direito a que a sua saúde seja salvaguardada, pelo que o mais importante é que haja respeito mútuo, independentemente das opiniões.
No que diz respeito às comparações com as "salas de chuto", penso que não é sensato, pois trata-se de duas realidades demasiado distintas para serem comparadas, a actual lei visa proteger a exposição voluntária ao fumo, portanto, protege um universo muito maior, o mesmo não acontece com as "salas de chuto", quer se concorde com elas ou não.
Se nos últimos anos, temos sido sujeitos a medidas governamentais que nos prejudicam a todos, porquê protestar contra esta, que por acaso, até nos protege a todos, sem excepção.
Não quero acreditar que se protesta quando está bem e quando está mal, ou será que estou equivocado?
Segundo as sondagens, parece-me que não!!!

"O operário em construção"

"O operário em construção" Trabalho do grupo E


Numa primeira fase o operário trabalha sem dar valor ao que faz,enfrentando o dia a dia com rotina e banalidade,sem se aperceber e sem ter consciência de que é escravo de si próprio.


Ao longo do seu caminho toma consciência de que tudo que faz tem valor,pelo menos para si.Tem nesse momento noção do valor do seu trabalho,e que o que fazia não era em vão.


Depara-se com uma dúvida.Será que o seu trabalho é reconhecido?Será que tem mesmo o valor que ele lhe atribui?


Tem a noção real de que o seu trabalho é o lucro do patrão.Sente que não é reconhecido o seu valor.Começa a demarcar a sua posição e a impor as suas ideias.


De acordo com a sua tomada de consciência , tenta influenciar e transmitir aos outros esses valores.

Mas os seus valores e a sua visão de partilha,não agradam e interessam ao patrão.

Foi forçado a mudar essa sua posição/opinião.

Como mantinha a sua posição,tentaram comprá-lo,perssuadi-lo aliciando mesmo.

O operário sente-se frustrado,por ver que não é entendido,não visualizam as suas posições.

Sente que está só.E quase se sente tentado a sesistir.Apercebe-se que não pode recuar.

Depois de toda a luta que travou e da valorização pessoal,chega à conclusão que a sua luta valeu mesmo a pena.

Apesar dos obstáculos com que se deparou,sente-se realizado,e esperançado em« conseguiros seus objectivos.

Prefaciando o autor. " AGIGANTOU-SE A RAZÃO"

O Operário em construção


Trabalho do grupo B

As Fases da “Construção”



Pré-história – Simples operário sem noção do que fazia.
Consequência; não se valorizava, nem valorizava que fazia.


Noção – “Que o operário faz a coisa e a coisa faz o operário.”
Consequência; começou a aperceber-se de todo o seu trabalho e a valorizar tudo
o que fazia. E a ter consciência do seu valor.


Valorização – “E um fato novo se viu”, começou a ver nele o que valorizava nos
ou nos outros.
Consequência; aprendeu a dizer não, aprendo a afirmar-se.


Atitude – “ e o operário disse não e o operário fez se forte na sua resolução”.
Consequência; foram todas as agressões e ameaças.


Reafirmação – “ sentindo que a violência não dobraria o operário, um dia tentou o patrão dobra- lo de modo vario.
Consequência; apesar de todas as promessas o operário manteve se firme
e fiel aos seus princípios, apesar de o patrão lhe ter prometido tudo o que
ele próprio valorizava, ele não renunciou aos seus costumes e aos seus
valores humanos.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

CLONAGEM DE ANIMAIS

Hoje ao ouvir as notícias fiquei um bocado triste, confusa e até repugnada com a notícia de que na América já estão a pensar em clonagem de animais para comercialização.
Por alguns minutos fiquei sem vontade de consumir carne, pois quando formos às compras há que ter cuidado em não estarmos a comprar gato por lebre ou seja (gato-lebre).
Será que uma cabra ou uma vaca vai deixar de ser um ruminante, para ser um porco, ou será que um porco vai dar leite para a humanidade consumir?
Se a minha bisavó fosse viva diria que era um castigo de Deus.
Mas eu digo que o avanço da ciência contribui para a ganância de muitos que acham que o dinheiro faz deles imortais, não pensando no mal que podem causar à humanidade.

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Teste

Isto é só uma experiência, pois o prazo do meu e-mail tinha expirado e não me permite e entrar no blogger.

"Dúvida - Etiqueta"

A/C do Dr. Pedro Sá:
Venho por este meio solicitar a V. Ex.ª que me esclareça uma dúvida aquando do envio do trabalho do Grupo C: Como nunca tinha escrito para um blogue nem sabia como funcionava, hoje ao analisar a parte onde diz "etiquetas para esta Mensagem", onde eu escrevi LEITURA, quiça, devesse posteriormente seleccionar a opção "ocultar tudo", para que o trabalho não fosse visualizado de igual modo como as mensagens escritas, assim, o referido trabalho só seria possível ser visualizado no item "LEITURA".
Será que o meu raciocínio está correcto?
Os alunos deste grupo, aproveitam para agradecer a motivação que nos deu através da mensagem instantânea.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

"O Operário em construção"

GRUPO C:

1.ª Fase: DESCONHECIMENTO - O operário não se questionava;
FACTO - Ele trabalhava como escravo e não se questionava; mas como consequência disto, leva à sua liberdade.
2.ª Fase: DESCOBERTA/VALORIZAÇÃO - O operário apercebe-se da escravidão em que vive, a favor do patrão, e começa a dar valor ao seu trabalho;
FACTO - Ele toma consciência de que o operário faz a coisa e a coisa faz o operário, começa por se valorizar, pois tem consciência de que é um bom operário, e que o patrão sem ele não era nada. Começa por fazer comentários com os colegas, e estes por sua vez, começam a dar-lhe ouvidos e admirá-lo, e como consequência, apercebe-se que não pode dizer a tudo que sim, aprende a dizer o não ao patrão.
3-ª Fase: CONFRONTOS/AGRESSÕES - É nesta fase que se dá a traição dos colegas face ao patrão.
FACTO - Apesar dos colegas do operário concordarem com ele, vão contar ao patrão, que lhes diz para o convencerem a estar calado, e em consequência de todas as ameaças e agressões, o operário continua a dizer não.
4-ª Fase: CONCLUSÃO
FACTO - O operário apesar das ameaças, recusa-se a ser subjugado pelo patrão, não aceitando o que ele lhe dá em troca da sua ética e bons costumes, isto faz com que o operário se fortaleça ainda mais na continuação da sua luta, em respeito pelos que partiram e pelos que virão.

sábado, 12 de janeiro de 2008

A Magia do ar livre...

Sabe o quão saudável é uma criança passar algumas horas por dia ao ar livre, brincando, jogando, fazendo exercício, sujando-se?...

Na verdade, sujar-se faz parte da vida de todas as crianças e está intimamente associado à sua aprendizagem e desenvolvimento salutar. Basta que nos recordemos do tempo que noutra época, as crianças passavam em casa, sentadas a ver algum programa de televisão.

Mas infelizmente, a nossa realidade é outra um pouco diferente. As crianças acabam por permanecer cerca de duas horas e meia por dia em frente à televisão ou ao computador, esquecendo-se da bicicleta, da bola, da corda, do elástico, das corridas, do aí vai molho ou da macaca.

A falta de tempo, o stress diário, a localização das habitações e até a falta de paciência dos pais, refletem-se cada vez mais nos hábitos sedentários das crianças, condicionando-as nos seus movimentos ao ar livre e na sua salutar sujidade, que é sinónimo de alegria, energia, saúde e bom desenvolvimento.

Ser criança é mesmo tudo isto, e muito mais...

Sugiro a recuperação desses bons momentos ao ar livre, pelos quais todos nós já passamos, com os vossos filhos, com os amigos dos vossos filhos e até com os nossos pais.

Fica a minha sujestão da semana, apesar de o tempo não estar muito agradavel mas quando é por uma boa causa não a tempo que nós detem.....

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

"A turma dos corajosos"

Boa tarde colegas:
Até que enfim!...
Foram finalmente respeitados os pareceres técnicos.
O Aeroporto Internacional de Lisboa,vai para Alcochete.
Nunca se diga jamais,pois neste País tudo é possível.
Tanto se escreveu,tanto se falou,tanto se barafustou,tanto tempo se perdeu...
Vamos tentar ser mais racionais.
E que os nossos governantes,tenham maior sentido de poupança.
Que poupar não seja só para nós.
Um abraço
Esmeralda Albuquerque

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

"Corrida ao BCP"

Colegas:
Nas últimas semanas muito se tem falado acerca da instabilidade vivida no seio do BCP, que colocava em risco todo o sistema bancário, e com algumas irregularidades vindas a público recentemente, levaram o Banco de Portugal finalmente a intervir.
Segundo os meios de comunicação social, estas irregularidades foram cometidas pelos grandes accionistas do BCP, entre os quais, Joe Berardo, que adquiriu acções com empréstimo concedido pela CGD. Estes accionistas são os mesmos que apoiam Santos Ferreira à presidência do BCP, sendo que, o então responsável máximo pela banca pública, foi o que aprovou aqueles empréstimos.
Perante todos os comentários que tenho ouvido acerca deste assunto, permite-me chegar às seguintes conclusões: primeiro, se os accionistas compraram acções do BCP com empréstimos concedidos pela banca pública, provavelmente a instabilidade do BCP andou a ser financiada pela CGD, segundo, também é possível que a CGD, como accionista do BCP, vote, no seu antigo presidente, por ordem de alguém...

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

pedidos de desculpa

Colegas o meu comentário tinha parágrafos mas não me correu bem o envio e ficou neste estado.
Desculpem.

ACTUALIDADE

Colegas.
Segundo as notícias das 8, vocês acham normal os pais de MADELEINE MCCANN quererem fazer um filme acerca da filha desaparecida?
Também acham normal num País onde se querem construir aeroportos de milhões, um reformado receber um aumento de 19,00 € em prestações?
E no caso Casa Pia vocês acham de bom senso nós irmos pagar uma indemnização por falsas acusações, não se sabendo bem de quem é a culpa?
Quanto a mim tudo isto me faz muita confusão e acho que este País está muito doente e talvez sem cura à vista...

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Dr. Pedro Sá já recebi o convite para aderir ao blogger " A Turma dos Corajosos" agora vou tentar enviar esta mensagem só para vêr os resultados, porque hoje já estou super cansada. Obigada por se ter disponibilizado a ajudar-me e até 2ª feira.

domingo, 6 de janeiro de 2008

"Escrever mensagens"

Esclarecimento Para Maria da Conceição:

Venho por este meio tentar esclarecer a dúvida da nossa colega Maria da Conceição, pois de maneira alguma me estou a armar em sabichão, porque nunca tinha escrito para um blogue nem sabia como funcionava, e das ilacões que já tirei do seu funcionamento, passo a esclarecer seguinte:
Para puderes escreveres mensagens tens de te registares no blogue, isto é, escreves o teu mail e palavra-passe, posteriormente preenches os restantes dados, e só depois é que vais à opção "Nova mensagem" para puderes escrever. Se entrares na opção onde diz "A turma dos corajosos" que está em letras cor de laranja, só permite consultares as mensagens que já foram escritas.
Aproveito para informar de que não sei se estou a dar a informação correcta, mas deixo aqui um apelo aos meus colegas que se tiverem algum esclarecimento a dar acerca do assunto, será bem vindo, pelo que solicito ao Dr. Pedro Sá o obséquio de informar se o meu esclarecimento está correcto, pois ao estarmos a tentar ajudar os colegas, estamos a contribuir para o blogue, e simultaneamente criar uma boa amizade e um bom ambiente de estudo entre os alunos do 12.º ano do CRVCC da "Turma os Corajosos".

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

"Lei do Tabaco"

Boa noite!

Nas últimas semanas temos assistido a um autêntico bombardeamento de questões aos clientes e proprietários de restaurantes, bares, discotecas, etc, acerca da entrada em vigor da nova lei do tabaco.
As opiniões são diversificadas, uns opinam no sentido de que vão optar por proibir o uso do tabaco nas suas instalações com mais de 100 m2, porque para adaptar o espaço com zonas para fumadores, o investimento é muito alto, outros dizem que nos seus estabelecimentos não se vai poder fumar de todo, e uma minoria adaptou o espaço à lei, pelo que os empresários, principalmente os da noite, temem queda do negócio sem tabaco.
Em minha opinião a lei peca por tardia, e os empresários não deveriam estar preocupados com a eventual perda de clientes, visto que estes em grande percentagem, dão parecer favorável a lei, inclusivamente os fumadores, portanto, o mais dificil desta lei é convencer alguns fumadores a terem o bom senso e o respeito pelos não-fumadores.

"Bom dia amigos"

Bom dia:
Que o 2008 vos traga tudo de bom.
Este bom, passa pela saúde,amor e dinheiro, para fazer face ás necessidades do dia a dia.
Que este nosso projecto RVCC decorra com normalidade.Que todos nós consigamos sair dele,muito mais enriquecidos,quer a nível pessoal quer intelectual.
Um abraço e até segunda-feira.
Esmeralda Albuquerque

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

"Lisboa-Dakar 228"

Colegas:

À semelhança de outros anos, vai realizar-se este ano mais uma prova do Dakar 2008 (Lisboa-Dakar 2oo8), com a partida de Lisboa, e mais uma vez Portugal vai fazer-se representar pelo piloto Carlos Sousa, ao volante de um protótipo da Volkswagen.
Este tipo de provas acarreta bastante despesa, porquanto, até ao início de cada Dakar, os testes equivalem, em termos de quilometragem a mais de um rally, com a realização de vários testes em Marrocos e outros locais.
No início de cada prova, o objectivo real como em qualquer modalidade é fazer o melhor possível, nomeadamente chegar ao pódio, mas como os pilotos participantes são de top, a incógnita é grande.
No que concerne ao apoio financeiro, é de lamentar a falta de apoio por parte do governo neste tipo de modalidade, e o que se tem vindo a constatar há já alguns anos a esta parte, é que o apoio vem apenas de algumas empresas, cujos patrocínios não são longos e contínuos.
Assim, deixo aqui um apelo ao governo para que num futuro próximo apoie os participantes neste tipo de provas, à semelhança do que faz a nível do futebol, visto que aquando da realização de uma prova desta envergadura, está-se a dignificar além fronteiras, o nome do país e das empresas que podem e têm coragem de apoiar este tipo de eventos, por isso, força Carlos Sousa, força Portugal.
Carlos Fonseca

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Feliz Ano Novo!


Uma breve mensagem para desejar a todos um feliz ano novo!