terça-feira, 29 de julho de 2008

"Descida do IVA"

Desde o passado dia 1 de Julho que o IVA passou de 21% para 20%.
Pessoalmente penso que esta descida não tem impacto nos bolsos dos portugueses, já que os produtos onde gastam mais dinheiro não vão registar qualquer oscilação de preço.
Na factura do telefone, no vestuário, na compra de automóvel, são dos poucos exemplos onde a descida do IVA pode sofrer uma ligeira descida, mas em muitos euros torna-se insignificante.
Nos preços dos combustíveis a diferença não deve chegar aos 2 cêntimos, e tendo em atenção o que já aumentou desde o início do ano, nem "aquece nem arrefece", nos transportes públicos a descida da taxa acabará por ser abafada pelo aumento das tarifas.
As principais despesas dos portugueses (habitação e alimentação), vão ficar na mesma, até porque os empréstimos não reflectem a descida do IVA, tal como a água, a luz e a maioria dos alimentos, que pagam uma taxa de 5% de IVA e, como tal não se reflecte na redução dos seus preços, pelo que esta descida não vem resolver nenhum problema aos portugueses.

terça-feira, 22 de julho de 2008

"Governo do Bloco Central"

O Prof. Marcelo Rebelo de Sousa admitiu perante os jornalistas, que das eleições legislativas de 2009, possa sair um arranjo entre Sociais-democratas e Socialistas, formando um "Governo de Bloco Central", o que aconteceu no tempo de Mota Pinto.
Pessoalmente penso que não será fácil levar a um entendimento entre Sócrates e Ferreira Leite, porém, com a intervenção do Presidente da República, politicamente tudo será possível.
Se este cenário se concretizar, Sócrates atinge os seus objectivos, assim consegue afastar todos aqueles que são contra ele, até porque Ferreira Leite já disse diversas vezes que é apologista com algumas politicas de José Sócrates, e a ser verdade, os portugueses vão continuar a protestar por diversas razões sem terem quem os defenda.
Em minha opinião, quando há eleições, os portugueses não vão votar porque vêem estes jogos de bastidores e chegam à conclusão que tanto faz ser governado por A, B, ou C, porque o objectivo de todos é o mesmo, o PODER!!!

terça-feira, 15 de julho de 2008

"Crise para quem?

A C.G.D. divulgou recentemente lucros acima dos 225 milhões de euros, referente ao primeiro trimestre deste ano, pelo que será o banco a apresentar mais lucro e o terceiro entre os cinco maiores a apresentar um aumento do resultado líquido no trimestre, depois do BES e do Santander Totta, e a Galp no mesmo trimestre apresentou lucros no valor de 109 milhões.
Se no primeiro caso, pagamos juros cada vez mais caros e, no segundo os combustíveis mais caros da europa, fazendo uma comparação com os dois casos, verifico que há aqui um problema similar, isto é, quanto mais pagamos, mais lucros têm.
Com a divulgação destes lucros, deixo de estar preocupado, na medida em que estamos a contribuir para que a taxa de desemprego dos licenciados não aumente, pelo que temos de ter moderação nos protestos e simultaneamente temos de continuar a contribuir monetariamente para manter os postos de trabalho e regalias dos gestores...